Espaço de Coworking dentro do Hub Macapá | Foto: Jesiel Braga/PMM
A Prefeitura de Macapá, lança nesta terça-feira (30), o Programa de Incubação de Startups, iniciativa que visa fomentar o empreendedorismo, a inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico da capital.
O programa é voltado para startups formalizadas (Pessoa Jurídica) e pessoas físicas maiores de 18 anos que tenham ideias inovadoras com potencial de impacto social, econômico ou ambiental.
A iniciativa é executada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) e visa estimular soluções criativas para os desafios urbanos, promovendo uma Macapá mais inteligente, inclusiva e sustentável.
O Hub de Inovação irá abrigar as startups e iniciativas selecionadas através do programa | Foto: Jesiel Braga/PMM
As inscrições para o primeiro ciclo do programa estão abertas até o dia 8 de outubro de 2025. Os interessados devem enviar os documentos exigidos em formato PDF para o e-mail gestaosemtradi@gmail.com, conforme as orientações do edital completo, disponível neste link.
Os projetos selecionados terão acesso a:
– Mentorias com especialistas em inovação, gestão e tecnologia
– Workshops temáticos e capacitações;
– Espaço físico no Hub de Inovação Público de Macapá;
– Orientação jurídica, contábil e fiscal;
– Conexão com investidores e potenciais parceiros;
– Possibilidade de contratação pela prefeitura, conforme o Marco Legal das Startups (Lei Complementar nº 182/2021).
O programa prioriza propostas voltadas para:
– Cidades inteligentes e mobilidade urbana;
– Saneamento básico e meio ambiente;
– Educação e capacitação profissional;
– Saúde e bem-estar;
– Gestão pública e transparência;
– Desenvolvimento econômico e bioeconomia.
Ciclo de incubação terá início em novembro de 2025 | Foto: Jesiel Braga/PMM
Após o período de inscrições, os projetos passarão por uma fase de seleção entre os dias 9 e 19 de outubro, com divulgação dos selecionados prevista para 21 de outubro.
O ciclo de incubação terá início em novembro de 2025 e encerramento em março de 2026, com a realização de um Demo Day, onde os participantes apresentarão suas soluções para investidores e representantes do setor público.
Segundo a secretára da Semtradi, Marciane Costa, o programa representa um avanço na política de inovação da cidade. “Reforçamos o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da economia criativa e o apoio ao empreendedorismo inovador. Dessa forma estamos criando mecanismos para desenvolver este setor”, enfatizou a gestora.
Secretára da Semtradi, Marciane Costa | Foto: Jesiel Braga/PMM