Skip to content

Prefeitura de Macapá inicia o 3º ciclo do LIRAa em 2025, em combate aos focos do Aedes aegypti

Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) permite identificar rapidamente focos do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya

Por Beatriz Melo - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

A Prefeitura de Macapá realiza, entre os dias 4 e 15 de agosto, o terceiro ciclo do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. Para o ciclo vigente, estão previstas as visitas de 6.700 imóveis em Macapá. No 2º ciclo de 2025, a Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), através do Departamento de Vigilância Ambiental, divulgou queda significativa no índice de Infestação Predial (IIP), aproximando o município da faixa de baixo risco para a dengue, conforme os parâmetros do Ministério da Saúde.


No levantamento anterior, foram vistoriados 6.821 imóveis em todas as zonas da capital. O levantamento não identificou áreas classificadas como de alto risco. O resultado do 2º ciclo do LIRAa é resultado do trabalho constante das equipes da SMVS. Além disso, a resposta positiva da população na contenção dos focos de proliferação do mosquito também proporcionam esse resultado.


O LIRa é um sistema de coleta de dados, recomendado pelo Ministério da Saúde. A partir deste levantamento é possível monitorar a infestação do mosquito, identificar criadouros e planejar ações eficazes para eliminar os focos, reduzindo a incidência de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.