Skip to content

Prefeitura de Macapá inaugura Skate Park Francisco da Silva Vilhena Júnior com a presença dos atletas Bob Burnquist e Dani Vitória

São 1.024 metros quadrados de área construída, com espaço para reunir aproximadamente 200 praticantes do esporte e está apto para receber competições nacionais e internacionais

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Bob Burnquist | Foto: Jesiel Braga /PMM

Nesta quarta-feira (27), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, entregou para a população, o Skate Park Francisco da Silva Vilhena Júnior, localizado às margens do Rio Amazonas, no bairro Araxá, Zona Sul da capital.  O evento contou com a presença dos atletas Bob Burnquist e Dani Vitória.

A estrutura conta com obstáculos, arquibancadas, palco coberto com banheiro; circuitos de skate para iniciantes, semiprofissionais e profissionais. São 1.024 metros quadrados de área construída, com espaço para reunir aproximadamente 200 praticantes do esporte e está apto para receber competições nacionais e internacionais.

Dr. Furlan, destacou a presença de todas as autoridades, enfatizando a entrega do Skate Park, como mais um espaço público de preservação de saúde mental. “Toda praça, toda quadra, toda rampa de skate é um local de proteção da saúde mental. Com mais este espaço entregue à população, nós estamos formando e protegendo nossas crianças e adolescentes, oportunizando o desenvolvimento e descoberta de talentos em nosso município”, disse o prefeito.

O nome do espaço homenageia Francisco da Silva Vilhena Júnior, falecido em 2021, aos 36 anos de idade, vítima de Covid-19. Junior Barateiro, como era mais conhecido, sempre foi apaixonado pelo skate, atividade que praticava desde a infância. Sua mãe, a funcionária pública Maria José Benathar, de 55 anos, falou da homenagem com muita emoção. “Que este espaço seja de tributo amoroso ao meu filho Junior, e um presente para a nossa comunidade e nossos skatistas”, frisou Benathar.

Depois de ouvir o discurso da mãe de Junior Barateiro, Bob Burnsquist falou do quanto é importante que as coisas sejam feitas quando surgem as oportunidades. “A vida é tão curta e boas sementes devem ser plantadas sempre. Isso aqui é uma semente plantada de frente ao rio Amazonas. Estou feliz em estar aqui e vamos começar a fazer as pontes e trazer a chancela nacional para este espaço, em Macapá”, falou o atleta.

O público lotou a praça de esportes. Atletas e entusiastas, aproveitaram a pista, com manobras radicais e outras, nem tanto. E neste cenário, um senhor com seu skate longboard, chamava a atenção.  Tratava-se do aposentado Severino Ferreira, de 68 anos. Ele contou que pratica skate há 8 anos, desde que se aposentou.

“Eu me interessei pelo esporte porque vi meu sobrinho praticando e achei que seria bom para trabalhar o equilíbrio corporal. Aí, desde que comecei, nunca mais parei. Foi paixão mesmo”, disse o aposentado, que ainda indicou a atividade para pessoas de qualquer idade.  O longboard, modalidade praticada por Severino,  é um estilo de skate feito para ser praticado em alta velocidade com manobras em sequência em ruas extensas, diferente do street que é praticado em rampas, corrimão e manobras curtas.

Para a construção do Skate Park foram investidos R$ 1,5 milhão de reais, oriundos de emenda Federal do senador Randolfe Rodrigues, mais contrapartida do Tesouro Municipal.

Sobre os atletas convidados

Bob Burnquist, carioca, 47 anos, é um skatista de renome mundial, também conhecido por ser o maior medalhista da história do X Games, com um total de 30 medalhas.

Dani Vitória tem 14 anos, é uma das maiores promessas do skate street brasileiro. Nascida em Manaus, capital do Amazonas, ela impressiona com o seu talento e tem como o maior sonho representar o Brasil em uma Olimpíada.  

Confira mais fotos

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
301 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação