Skip to content

Prefeitura de Macapá inaugura nova sede do CAPSi e fortalece atenção à saúde mental de crianças e adolescentes

Nova estrutura amplia qualidade do atendimento psicossocial infantojuvenil

Por Sarah Lopes - Secretaria Municipal de Saúde

| Foto: Jesiel Braga/PMM

A Prefeitura de Macapá entregou nesta terça-feira (10) a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), voltado ao atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes. A reestruturação da unidade marca um avanço significativo na política de saúde mental do município, com espaços mais adequados e acolhedores para usuários e profissionais.

Com atendimento voltado a crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, o CAPSi é parte essencial da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), política pública do Sistema Único de Saúde (SUS) voltada à atenção integral a pessoas com sofrimento psíquico. A nova unidade conta com recepção, sala da direção, oito salas de atendimento individualizado e coletivo, banheiros com acessibilidade e auditório, ampliando a capacidade de atendimento e a qualidade do serviço.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Erica, destacou a importância da reestruturação para o fortalecimento da rede.

“A nova sede do CAPSi representa mais do que uma mudança física; é um passo firme na valorização da saúde mental das nossas crianças e adolescentes. Estamos oferecendo um espaço humanizado e digno para o cuidado psicossocial”, disse.

A unidade atende atualmente mais de 2.300 crianças e adolescentes por mês e possui mais de 12 mil usuários cadastrados. Em muitos casos, é o único ponto de apoio especializado para famílias em situação de vulnerabilidade social que enfrentam o sofrimento psíquico de seus filhos.

Aline Almeida, mãe de uma paciente atendida no CAPSi, a mudança representa a melhora do serviço e a entrega de um espaço amplo, com muito amor e cuidado.

“Minha filha é atendida aqui há 7 anos. Ela se sente bem acolhida, é acompanhada por uma equipe multiprofissional, e agora, com esse novo espaço, está ainda mais animada. Isso faz toda a diferença na nossa vida”, destacou.

A nova sede do CAPSi integra um conjunto de ações da atual gestão municipal para reestruturar a saúde mental em Macapá. Recentemente, outras unidades da RAPS também foram entregues à população, e capacitações profissionais têm sido realizadas para garantir um atendimento integral e qualificado.

Galeria de imagens | Fotógrafos: Jesiel Braga e Renan Sousa/PMM

Sarah Monte Lopes

Sarah Monte Lopes

Verificado
Assessora de Comunicação
11 matérias publicadas

Sarah Lopes é bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Tenho experiência em redação, reportagem e produção audiovisual, desenvolvida na Agência Experimental de Comunicação (AGCOM), onde pude explorar diferentes linguagens e aprofundar minha prática jornalística em diversos formatos. Atualmente, atuo como assessora de comunicação na Secretaria Municipal de Saúde, onde também desempenho funções na Secretaria Municipal de Comunicação como social media, roteirista e filmmaker. Meu trabalho envolve desde a criação de conteúdo estratégico até a produção de materiais audiovisuais, sempre com foco em uma comunicação clara, criativa e eficaz.

Mais publicações de Sarah Monte Lopes Verificado

Assessora de Comunicação