| Foto: Jesiel Braga/PMM
A Prefeitura de Macapá entregou nesta terça-feira (10) a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), voltado ao atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes. A reestruturação da unidade marca um avanço significativo na política de saúde mental do município, com espaços mais adequados e acolhedores para usuários e profissionais.
Com atendimento voltado a crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, o CAPSi é parte essencial da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), política pública do Sistema Único de Saúde (SUS) voltada à atenção integral a pessoas com sofrimento psíquico. A nova unidade conta com recepção, sala da direção, oito salas de atendimento individualizado e coletivo, banheiros com acessibilidade e auditório, ampliando a capacidade de atendimento e a qualidade do serviço.
Imagem aérea do CAPSi | Foto: Renan Sousa/PMM
Fachada do CAPSi | Foto: Jesiel Braga/PMM
A secretária municipal de Saúde, Dra. Erica, destacou a importância da reestruturação para o fortalecimento da rede.
“A nova sede do CAPSi representa mais do que uma mudança física; é um passo firme na valorização da saúde mental das nossas crianças e adolescentes. Estamos oferecendo um espaço humanizado e digno para o cuidado psicossocial”, disse.
Dr. Furlan, prefeito de Macapá, e a secretária de Saúde, Dra. Erica, participaram da inauguração | Foto: Jesiel Braga/PMM
| Foto: Jesiel Braga/PMM
A unidade atende atualmente mais de 2.300 crianças e adolescentes por mês e possui mais de 12 mil usuários cadastrados. Em muitos casos, é o único ponto de apoio especializado para famílias em situação de vulnerabilidade social que enfrentam o sofrimento psíquico de seus filhos.
Aline Almeida, mãe de uma paciente atendida no CAPSi, a mudança representa a melhora do serviço e a entrega de um espaço amplo, com muito amor e cuidado.
“Minha filha é atendida aqui há 7 anos. Ela se sente bem acolhida, é acompanhada por uma equipe multiprofissional, e agora, com esse novo espaço, está ainda mais animada. Isso faz toda a diferença na nossa vida”, destacou.
Aline Almeida, mãe de uma paciente atendida no CAPSi | Foto: Jesiel Braga/PMM
Dr. Furlan, prefeito de Macapá | Foto: Jesiel Braga/PMM
A nova sede do CAPSi integra um conjunto de ações da atual gestão municipal para reestruturar a saúde mental em Macapá. Recentemente, outras unidades da RAPS também foram entregues à população, e capacitações profissionais têm sido realizadas para garantir um atendimento integral e qualificado.
Galeria de imagens | Fotógrafos: Jesiel Braga e Renan Sousa/PMM