Skip to content

Prefeitura de Macapá inaugura Creche Municipal Dieme Braga no Loteamento Sol Nascente

Creche atenderá 144 crianças de 1 a 3 anos de idade

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Descerramento da placa de inauguração da Creche Municipal Dieme Braga | Foto: Jesiel Braga/PMM

Nesta sexta-feira (12), a Prefeitura de Macapá entregou mais uma obra na educação. Trata-se da Creche Municipal Professora Dieme Braga, entregue aos moradores do Loteamento Sol Nascente, Zona Norte da capital. A unidade atenderá 144 crianças de 1 a 3 anos, em ambiente seguro, acessível e acolhedor e com profissionais preparados para uma educação de qualidade.

A instituição tem 775,85 m² de área construída e conta com 6 salas de aula, amplas e climatizadas, sendo uma, multifuncional, berçário, playground, área de convivência, brinquedoteca, refeitório, banheiros com acessibilidade, jardim sensorial, entre outros espaços.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, destacou a importância da homenagem à professora Dieme Braga, que deu nome à creche, atendendo a um pedido dos moradores do loteamento, intermediado pela subprefeita da Zona Norte, Merian Banha. “Neste momento, dizer à família da homenageada, presente nesta solenidade, que hoje, Dieme Braga está eternizada no município de Macapá. Ela dá nome a uma creche. E isso faz com que a gente acredite que se dedicar, construir, avançar é de fundamental importância”, ressaltou o prefeito.

O viúvo da professora Dieme Braga, o professor Alex Souza, agradeceu pela homenagem. “Este é um momento muito especial que ficará guardado na memória de toda a nossa família, meus filhos e todos os nossos parentes. Dieme lutou o quanto pôde pela educação, e ter uma creche aqui no Sol Nascente era um sonho dela, que hoje está sendo realizado” disse o professor.

Na ocasião, a secretária de educação do município de Macapá reafirmou o compromisso da prefeitura e da Semed, em continuar trabalhando pelo desenvolvimento educacional das crianças. “Essa é mais uma entrega de uma instituição de ensino modernizada, com salas amplas, ambiente seguro e acolhedor. Dessa forma, a prefeitura está garantindo ainda mais, o direito à educação dos nossos alunos”, enfatizou.

Rondinelle Machado, subsecretário de obras, evidenciou a entrega da creche pela prefeitura, como um importante passo para a educação das crianças do loteamento, uma vez que a unidade de ensino é o primeiro contato que os pequenos terão com o ambiente escolar e de aprendizado.

O nome da creche homenageia a professora Dieme Barbosa Braga, falecida em abril de 2015, aos 38 anos de idade. Ela atuou como professora na Escola Municipal Lucia Neves Deniur, no bairro Brasil Novo e na Escola Municipal Professora Eloana Cristina Lina da Silva, no bairro Novo Horizonte. Desempenhou, ainda, a função de conselheira do bairro Sol Nascente, no Congresso do Povo da Prefeitura Municipal de Macapá, no ano de 2013.

Os recursos para construção da obra são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no valor de R$ 3.045.851,83. Com a entrega da creche municipal Dieme Braga, a gestão Dr. Furlan entregou 25 obras na Educação, entre escolas de ensino fundamental, educação infantil e creches.

Atualmente, 11 prédios estão em processo de reconstrução e ampliação e outros 4 em construção.

Dezenas de pessoas acompanharam a solenidade de inauguração, entre elas, secretários e subsecretários municipais, diretores e coordenadores de escolas, Guarda Municipal, outros servidores e autoridades do município.

| Fotos Jesiel Braga /PMM

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação