Foto: Emanuelle Gomes/PMM
Outubro é o mês mundial de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A Prefeitura de Macapá intensifica as ações de prevenção, diagnóstico e atendimento especializado, garantindo o acesso das mulheres aos exames de mamografia em diferentes pontos da rede municipal.
A mamografia é o principal exame utilizado para identificar alterações nas mamas antes mesmo do surgimento de sintomas. Em Macapá, os atendimentos são realizados no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, com acompanhamento profissional e atendimento humanizado.
Dra Erica, secretária municipal de saúde | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
Dra Erica, secretária municipal de saúde, ressalta que o fortalecimento dessas ações é essencial para salvar vidas. “O diagnóstico precoce salva vidas. Queremos que todas as mulheres se cuidem, façam seus exames regularmente e recebam orientação adequada. A prevenção é o primeiro passo para a saúde plena”, afirmou.
Como acessar o exame de mamografia
Foto: Emanuelle Gomes/PMM
No Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, o atendimento é de livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio. Para mulheres com idade abaixo de 39 anos é necessário apresentar RG, CPF, SUS e requisição médica, e para mulheres acima de 40 anos não é necessário apresentar requisição médica.
Desde 2022, mais de 13 mil exames de mamografia já foram realizados, garantindo acesso ao diagnóstico precoce e reforçando o compromisso da rede pública com a saúde.
Em casos de alterações identificadas pela mamografia, a paciente é encaminhada para avaliação especializada, que pode incluir exames complementares, como ultrassonografia da mama, ressonância magnética ou biópsia, para confirmação do diagnóstico e início do tratamento.
Como acessar ultrassonografia da mama
Nas Unidades Básicas de Saúde Pedro Barros e Coração, o exame é agendado mediante apresentação de RG, CPF e requisição médica.
Na Carreta da Mulher o exame é agendado mediante apresentação de RG e CPF. A equipe da carreta está localizada no CRAS Igualdade, na Rua 3, nº 926, Marabaixo.
Além do acesso ao exame, as unidades de saúde promovem orientações sobre o autoexame, hábitos de vida saudáveis e cuidados preventivos, fortalecendo o cuidado integral à saúde da mulher.
A Prefeitura de Macapá reafirma seu compromisso com a promoção da saúde e o bem-estar das mulheres com prevenção, cuidado e informação para salvar vidas e fortalecer a rede de atenção no município.