Inserção de DIU passa por atendimento ginecológico | Foto: Renato Costa/ PMM
Desde o mês de junho de 2022, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Macapá iniciaram de forma gratuita a inserção do método contraceptivo Dispositivo Intrauterino (DIU). A ação faz parte do projeto “Saúde Para Todos”, que tem como objetivo atender todas as mulheres que já possuem vida sexual ativa e que desejam não engravidar.
O dispositivo que atualmente é considerado altamente eficaz e uma das melhores formas contraceptivas, desde a abertura do projeto para o processo de inserção, 266 mulheres procuraram a unidades do município para a aplicação, onde 227 concluíram a inserção do DIU e 39 foram negados devido a alterações como estrutura uterina alterada.
Para iniciar o processo de inserção de DIU é simples, basta você chegar em pontos de atendimento como a UBS do Coração, UBS Padre Raul Matte, UBS Perpetuo Socorro, UBS Congós, Carreta da Mulher ou Centro de Especializações Dr. Papaléo Paes e pedir para ser atendida por um ginecologista e informá-lo da vontade de inserção do dispositivo, onde todo o processo de exames e aplicação será de forma gratuita nas unidades.
A Secretária Municipal de Saúde, Erica Aymoré, reforça a importância desses dados e reitera sobre a facilidade de acesso ao procedimento.
“Nossas unidades aplicam o DIU de Cobre, que além da alta eficácia, tem a durabilidade de 10 anos. Nossos dados ainda são iniciais, porém relevantes, isso mostra que as mulheres estão tendo conhecimento sobre si. Atualmente nossa fila de espera é mínima, e nossa meta para 2023 é dobrar a cobertura de inserções de DIU na capital”, reforçou a gestora da pasta.
DIU
É um Dispositivo Intrauterino, método contraceptivo moldado em forma de “T”, que é introduzido no útero para impedir a gravidez. Deve ser colocado e removido pelo ginecologista nos primeiros dias do ciclo menstrual.
DIU pode ser procurado na Carreta da Mulher | Foto: Arquivo/PMM