Skip to content

Prefeitura de Macapá entrega nova Escola Municipal Roraima; aulas retornam nesta segunda-feira (9)

Unidade totalmente reconstruída vai atender 430 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental com estrutura moderna e acessível

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

| Foto: Emanuelle Gomes /PMM

A Prefeitura de Macapá entregou, na noite desta sexta-feira (6), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Roraima, localizada na Zona Sul da cidade. A unidade foi totalmente reconstruída para oferecer um ambiente seguro, acessível e moderno aos 430 alunos matriculados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As aulas na nova estrutura começam nesta segunda-feira (9). Durante o período de obras, as atividades escolares foram realizadas em um anexo no mesmo bairro.

A reconstrução da escola contou com investimento de R$ 2.099.909,45, provenientes de emenda parlamentar da deputada federal Professora Goreth, com contrapartida do Tesouro Municipal.

Estrutura moderna e inclusiva

O novo prédio escolar dispõe de 9 salas de aula amplas e climatizadas, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), biblioteca, sala do Laboratório de Informática Educacional (LIED), 3 salas administrativas, cozinha, refeitório, banheiros masculino e feminino para os alunos, quadra para recreação, jardim sensorial, entre outros espaços.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, destacou a importância de investir na Educação e valorizou o trabalho coletivo envolvido na concepção e execução da obra.

“A escola Roraima tem uma história de 58 anos. Quantas crianças já não passaram por aqui e hoje são cidadãos formados? Fico feliz em estar aqui hoje, inaugurando uma nova escola Roraima, onde muitas outras crianças irão construir suas próprias histórias”, afirmou o prefeito, agradecendo o apoio da deputada Professora Goreth.

Educação como ferramenta de transformação

A deputada federal Professora Goreth, autora da emenda parlamentar que financiou a obra, ressaltou seu compromisso com a Educação e mencionou o Programa Criança Alfabetizada, voltado para garantir que as crianças concluam os anos iniciais sabendo ler e escrever na idade adequada.

”Sou exemplo de que a Educação transforma vidas. Apoio gestores que entregam resultados, como o prefeito Dr. Furlan. Já são 40 unidades educacionais entregues em sua gestão, promovendo uma agenda de aprendizagem de sucesso”, afirmou a parlamentar.

O secretário Madson Millor, da Secretaria Municipal de Educação, estava visivelmente emocionado e enalteceu o sentimento de pertencimento percebido nos alunos e na comunidade escolar.

“Esse sentimento de pertencimento traz a valorização do ambiente educacional. Precisamos olhar com uma perspectiva de futuro para as nossas crianças. Elas farão a diferença em suas próprias vidas e nas de seus familiares, por meio da Educação. E é nosso papel construir espaços seguros e acessíveis para que elas se desenvolvam”, destacou.

Comunidade celebra a nova escola

A reinauguração reuniu centenas de pessoas, entre moradores, autoridades, alunos, servidores e convidados. A moradora Claudia Vilhena, de 53 anos, avó dos alunos André, Ian Davi e Poliana, expressou sua alegria.

“A escola está linda! Andei por todo o prédio e fiquei emocionada com o quanto ela ficou perfeita. É uma alegria muito grande este momento”, disse.

A solenidade teve apresentações culturais com o personagem Tio Nescal, que animou as crianças com pintura de rosto, dança e música. Alunos do 5º ano homenagearam a cultura regional com canções de Osmar Junior, Nivito Guedes e uma música gospel de Isaias Saad, acompanhados pelos professores e músicos Miguel Brarymi, João Serra e Jeruza Souza.

Histórico da Escola Municipal Roraima

Fundada em 13 de setembro de 1966, durante a gestão do prefeito Alfredo Oliveira, a EMEF Roraima está localizada na Rua Hildemar Maia, nº 2549, no Bairro Buritizal, ocupando uma área de 511,5 m².

Com a entrega da nova sede, a gestão do prefeito Dr. Furlan totaliza 40 obras entregues na área da Educação, incluindo creches e escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, tanto na zona urbana quanto rural. Atualmente, 7 unidades escolares estão em fase de reforma ou reconstrução.

Galeria de imagens | Fotógrafa: Emanuelle Gomes/PMM

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
301 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação