Skip to content

Prefeitura de Macapá e universidades planejam realização do Projeto Construindo Fronteiras

Por -

Representantes da Prefeitura de Macapá e das universidades federais do Amapá (Unifap) e da Bahia (UFBA) estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 1º de novembro, para discutir sobre a realização do Projeto Construindo Fronteiras, da UFBA, em julho de 2018, na capital. O evento visa reunir estudantes amapaenses e alunos de pós-graduação, mestrado e doutorado de todo o Brasil e das Guianas Francesas, Inglesa e do Suriname para trabalhar questões de território, cultura e fronteiras.

A coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Anne Pariz, ressaltou a relevância do encontro. “O encontro de hoje foi para conhecermos o projeto. Recebemos a solicitação, no sentido de articular alguns serviços da gestão municipal, para tornar possível a execução desse programa em Macapá, no ano que vem”.

De acordo com a docente da Universidade Federal do Amapá, Tayra Rezende, o projeto existe há 18 anos com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, dessa vez, existe a possibilidade de chegar ao estado do Amapá. “Esse encontro teve a finalidade de buscar o apoio da gestão municipal por meio das coordenadorias de juventude, mulheres e da promoção da igualdade racial, no sentindo de dar condição para a execução desse projeto de grande porte, que se chama Escola Doutoral Internacional, que tem o cunho para internacionalização da produção do conhecimento desses públicos na capital Macapá”, explicou.

O coordenador municipal de Juventude, Otto Ramos, destacou que o evento mobilizará mais 100 pessoas do Brasil e do exterior. “A juventude macapaense terá a oportunidade de participar de aulas abertas sobre questões culturais, científicas, acadêmicas, de gênero e pensamento sobre fronteiras e territorialidade”.

Cliver Campos

Assessor de comunicação/Comjuv