Skip to content

Prefeitura de Macapá destaca meio ambiente e sustentabilidade como temas do desfile cívico municipal na Avenida FAB

Público de aproximadamente 5 mil pessoas prestigiou o desfile, que contou com a participação de alunos de escolas urbanas e do campo, servidores e convidados de instituições parceiras

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Desfile cívico municipal | Foto: Merlin Pires /PMM

Em alusão ao dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, a Prefeitura de Macapá realizou, na Avenida FAB, nesta sexta-feira (12), o desfile cívico das escolas da rede municipal de ensino. Cerca de 1.500 pessoas participaram do evento, entre alunos das unidades escolares de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, servidores e colaboradores de instituições parceiras.

Com o tema “O Meio do Mundo entre Rios e Florestas: Sustentabilidade e Saberes no Coração de Macapá”, o desfile trouxe para a avenida a valorização do povo, dos rios e das florestas, por meio dos saberes históricos e educacionais.

As escolas participantes apresentaram, por meio de suas propostas, um misto de orgulho pela identidade cultural, consciência ambiental e compromisso com o meio ambiente, por meio de práticas sustentáveis, essenciais para garantir o futuro do planeta.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, deu ênfase à importância do desfile cívico na Avenida FAB, exaltando e agradecendo o empenho das equipes da Educação na realização do evento.

“Estou muito feliz em estar aqui mais uma vez, vendo essa avenida lotada de pessoas. Hoje é um dos dias mais esperados dentro da gestão municipal, trazendo o fortalecimento dos valores patrióticos de nossa cidade”, evidenciou o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Marcos Pantoja, falou sobre a escolha do tema, alinhado ao cenário global e local, especialmente em decorrência da realização da COP 30 no Brasil, em novembro de 2025.

“É sempre importante fortalecer a educação ambiental, e o tema do desfile deste ano traz essa conscientização sobre a preservação da nossa região amazônica. Com as mudanças climáticas, há uma grande preocupação com a preservação dos biomas e valorização dos povos da floresta. E nossas escolas trazem essas questões para a avenida”, ressaltou.

Para as crianças, o desfile cívico é sempre uma alegria. A aluna Kemelly Fabianny, da Escola Municipal Professor Bigú, falou de sua empolgação para desfilar com suas amigas.

“Eu amo estar com meus amigos em eventos da escola, e hoje é um dia especial porque vou desfilar pela primeira vez aqui na Avenida FAB. Estou muito ansiosa, mas também muito feliz”, disse a estudante.

Raimundo Heitor, 10 anos, estudante do 5º ano da Escola Municipal Joanna Santos, localizada no Curiaú, também falou de sua participação no desfile.

“Estou muito animado em participar do desfile, porque é a minha primeira vez desfilando com a minha escola, e estou representando um dançarino de marabaixo”, disse o menino.

Muitos pais acompanharam de perto seus pequenos desfilando. Foi o caso da empreendedora Fernanda Duarte, mãe da estudante Izabella Duarte, aluna da Escola Maria José da Silva Castelo.

“Minha filha está representando a reciclagem. Eu ajudei a confeccionar os adereços dela, e fazer parte disso é muito importante para mim, e para ela também”, disse a mãe da menina.

Participaram do desfile as bandas do Exército, do Instituto Federal do Amapá – Ifap e da Guarda Civil Municipal, Maestro Siney Saboia.

Além de ser uma celebração da Semana da Pátria, o desfile cívico também fez alusão ao dia 13 de setembro, uma data histórica que se refere à criação do antigo Território Federal do Amapá, em 1943.

Parcerias:

O evento contou com as parcerias das secretarias de Saúde (Semsa), de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou), de Comunicação (Secom) e com os órgãos de segurança: Guarda Civil Municipal, Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Galeria de imagens | Fotos: Merlin Pires, Mary Paes e João Victor /PMM