Foto: Jesiel Braga/PMM
A Prefeitura de Macapá realizou nesta quinta-feira (13), uma ação de saúde em alusão ao Dia Mundial do Diabetes e ao mês da Consciência Negra. A iniciativa foi realizada no templo da religião africana Ilê Axé Ibi Olufonnin, localizado na Zona Sul da capital.
Durante a programação, quem participou pôde realizar atendimento médico, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), massoterapia, vacinação e atendimento nutricional. Além disso, foram ofertadas orientações sobre alimentação saudável e prevenção a doenças crônicas, como a diabetes.
A dona de casa Joyce da Silva, de 37 anos, realizou os serviços de atendimento médico e nutricional, e reforçou que a ação representa acolhimento e valorização da comunidade.
Joyce da Silva | Foto: Jesiel Braga/PMM
“É muito importante ver a prefeitura presente aqui, reconhecendo nosso espaço e trazendo serviços de saúde que muitas vezes ficam longe da gente. Foi um dia de cuidado e de respeito com nossa cultura”, disse.
A iniciativa reforça a importância de fortalecer o cuidado com a saúde da população e a necessidade de ações que promovam prevenção e autocuidado. No mês da Consciência Negra e no Dia Mundial do Diabetes, a atividade chama atenção para a relação entre saúde, identidade e bem-estar, destacando que cuidar do corpo também é um ato de valorização da própria história e resistência.
A secretária municipal de Saúde, Drª Erica, destacou que levar os serviços até a população é uma forma de garantir o cuidado integral.
“A saúde precisa estar onde as pessoas estão. Hoje estamos aqui não apenas oferecendo serviços, mas reafirmando nosso compromisso com o respeito, a inclusão e a promoção da saúde como um direito de todos. Celebrar o mês da consciência negra é também cuidar da vida, do corpo e da história do nosso povo”, afirmou.