Skip to content

Prefeitura de Macapá celebra o Dia da Amazônia com oficinas e brincadeiras no Bioparque da Amazônia

Programação especial reforçou a importância de preservar a biodiversidade e aproximar a comunidade da Amazônia

Por Beatriz Melo - Bioparque da Amazônia

O Bioparque da Amazônia realizou nesta quinta-feira (5), uma programação especial em homenagem ao Dia da Amazônia. Com o tema “Brincar é a forma que o nosso cérebro tem para aprender”, o evento reuniu crianças e suas famílias em um dia inteiro de atividades educativas e lúdicas voltadas para a valorização e conhecimento da biodiversidade amazônica.

Durante a manhã e tarde, as crianças participaram da programação especial para o dia da Amazônia. As atividades incluíram o jogo do “fato ou fake” e um tabuleiro gigante, que reforçou os conhecimentos sobre preservação ambiental. No fim das oficinas, cada participante recebeu uma muda de planta como brinde sustentável, gesto que simbolizou o compromisso de levar para casa um pouco do cuidado com a natureza.

Para Levi, de 7 anos, visitar o Bioparque tem imenso valor, pois é ali que ele pode interagir e admirar a natureza e seus animais prediletos.

“Eu gosto do Bioparque, ele é lindo e tem animais bonitos! Tem o macaco-aranha, camaleão, tartaruga, jabuti e jabuti, são os meus animais preferidos. A minha mãe gosta de borboletas e eu também gostos”, compartilhou Levi.

A comemoração busca conscientizar a população sobre a necessidade urgente de proteger a floresta, responsável por regular o clima, abrigar milhares de espécies e sustentar modos de vida tradicionais.

De acordo com Carolina Serrão, Diretora do Bioparque, a celebração do Dia da Amazônia é um convite à sociedade para a responsabilidade coletiva de cuidar das florestas e mantê-la de pé. “O Bioparque segue na missão da conservação e educação ambiental, sendo um espaço de experiências que conectam as pessoas com a Amazônia e inspiram um futuro mais verde e sustentável.”, pontuou a diretora.

A celebração reforçou também o compromisso da Prefeitura de Macapá em manter a floresta de pé, preservar as águas e cuidar dos povos da Amazônia. A gestão municipal destaca que iniciativas como o Dia da Amazônia são parte de uma política contínua de valorização ambiental, que busca unir educação, conservação e participação social.