Maternidade municipal será construída no Complexo Saúde, localizado na zona norte de Macapá, onde era o antigo prédio da subprefeitura | Foto: Adevaldo Cunha/PMM
Macapá terá a primeira maternidade municipal de risco habitual. Nesta terça-feira (8), a equipe da Prefeitura de Macapá fará a apresentação do projeto arquitetônico do espaço. A maternidade contará com 70 leitos destinados a assistência ao parto, grávidas e aos recém nascidos.
A unidade será construída no Complexo da Saúde, localizado na zona norte de Macapá, onde também ficará o Hospital Municipal e o Centro de Internação e Reabilitação de Covid-19. O recurso é oriundo de emenda parlamentar das deputadas federais Leda Sadala (Avante) e Aline Gurgel (Republicanos) no valor de R$ 38 milhões e mais contrapartida municipal.
A unidade terá leitos de parto natural, enfermaria, unidade neonatal, casa da gestante, bebê e puérpera, centro cirúrgico, banco de leite, laboratório, ambulatórios e pontos de atendimento obstétrico.
A maternidade é um serviço de média complexidade previsto pelo plano de governo e referenciado no Programa de Saúde e Assistência do Cidadão (ProBem+) e no Programa Mulher Tucuju.