Foto: Jesiel Braga/PMM
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou nesta sexta-feira (14), a ordem de serviço para a reforma do Centro Especializado em Reabilitação (CER), localizado na Zona Norte da capital. A unidade é a principal referência da rede municipal para atendimento multiprofissional a pessoas com deficiência física, intelectual ou visual, além de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O projeto contempla a modernização completa da unidade, garantindo melhor qualidade no atendimento à população e melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde. A nova unidade terá área total de 1.510,23 m², com ambientes planejados para oferecer mais conforto, acessibilidade e eficiência.
A aposentada Célia Ribeiro, de 71 anos, que realiza acompanhamento físico no CER, destacou a importância da reforma para os usuários.
Célia Ribeiro | Foto: Jesiel Braga/PMM
“Eu utilizo o CER para manter minha saúde com atividade física, e estar presente neste momento é muito importante. Agora o espaço vai ficar muito melhor para todos nós”, afirmou.
Com um investimento total de R$ 1.914.500,00, provenientes de emendas parlamentares dos deputados federais Acácio Favacho e Leda Sadala mais contrapartida do Tesouro Municipal, a obra representa um importante avanço para o fortalecimento da rede de atenção à pessoa com deficiência no município.
Entre os novos espaços previstos estão refeitório, salas administrativas, vestiários, salas de utilidades, banheiros acessíveis, recepção, 13 consultórios, sala de reunião, salas de terapia em grupo (adulto e infantil), fraldário adulto e infantil, boxes de terapia, ginásio, área de convivência interna e um espaço estruturado para embarque e desembarque de veículos.
Durante a assinatura, o prefeito Dr. Furlan, reforçou o papel fundamental do CER na rede pública de saúde.
Prefeito Dr. Furlan | Foto: Jesiel Braga/PMM
“O CER é um espaço que transforma vidas. Aqui, milhares de pessoas recebem atendimento especializado, acolhimento e um cuidado que vai muito além da reabilitação. Esta reforma é um compromisso com a dignidade dos usuários e com a valorização dos profissionais que atuam nesse serviço”, destacou.
A unidade oferece acompanhamento nas áreas de psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, práticas integrativas, educação física, enfermagem, assistência social e nutrição. Também são ofertadas diversas especialidades médicas, como ortopedia, oftalmologia, psiquiatria, neurologia, gastroenterologia, clínica geral e geriatria.
A secretária municipal de Saúde, Drª Erica, também ressaltou o impacto da obra na qualidade do serviço.
Leda Sadala | Foto: Jesiel Braga/PMM
Secretária de saúde, Dra Erica | Foto: Jesiel Braga/PMM
“Estamos falando de uma equipe altamente dedicada, que trabalha diariamente para promover autonomia, inclusão e qualidade de vida. A reforma vai ampliar nosso alcance e oferecer um ambiente mais moderno e acolhedor para quem depende do CER”, afirmou.