Skip to content

Prefeito Dr. Furlan sanciona lei que reconhece Rede Amazônica como patrimônio histórico, cultural, social e jornalístico de Macapá

Nova legislação homenageia o jornalista Phelippe Daou, fundador da emissora afiliada à TV Globo

Por Fernando Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Nesta segunda-feira (26), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, sancionou a lei que reconhece a Rede Amazônica como patrimônio histórico, cultural, social e jornalístico. A nova legislação homenageia o jornalista Phelippe Daou, fundador da emissora afiliada à TV Globo. A cerimônia de sanção aconteceu no Palácio Laurindo Banha, sede da Prefeitura de Macapá.

A Lei nº 2.911/2025 do projeto de Lei Ordinária (PLO nº 077/25) de autoria do vereador Pedro da Lua reconhece a importância da emissora na formação cultural e informativa da população amapaense.

Phelippe Daou Neto, diretor de Relações Institucionais da Rede Amazônica, destacou o compromisso da emissora com a veiculação de notícias aos amapaenses. “Vemos o resultado de uma boa comunicação por meio da TV aberta, que leva informação de qualidade e bem apurada. Nosso objetivo é servir à população com informação”, afirmou.

Phelippe Daou Neto, diretor de Relações Institucionais da Rede Amazônica | Foto: Jesiel Braga/PMM

O prefeito Dr. Furlan sancionou a lei e ressaltou a importância do papel da televisão. “O papel da televisão é ser didática e social. A matéria deve chegar à casa das pessoas com apuração e responsabilidade, esse é o papel da Rede Amazônica”, explicou.

Dr. Furlan, prefeito de Macapá | Foto: Jesiel Braga/PMM

Desde 1975, quando iniciou sua trajetória como TV Amapá, a Rede Amazônica tem presença marcante no dia a dia dos moradores do Amapá, expandindo-se ao longo dos anos por meio da televisão, rádio, internet e acervos históricos.

A Rede Amazônica se consolidou como um dos principais meios de comunicação da capital, acompanhando e registrando momentos marcantes da história política, social e cultural da cidade.

Galeria de imagens | Fotógrafo: Jesiel Braga/PMM

ernando tavares

ernando tavares

Verificado
Assessor de Comunicação
291 matérias publicadas 96 99169-7289

Fernando Pantoja Tavares é jornalista amapaense formado pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Cresci rodeado pela riqueza cultural do nosso estado e, ao escolher o jornalismo como profissão, me tornei um pesquisador social da capital, Macapá. Por meio das reportagens e coberturas que realizo, busco entender e retratar a realidade da nossa gente. Tenho experiência em redação e reportagem, com atuação em texto e audiovisual na Agência Experimental de Comunicação (AGCOM), onde pude explorar diferentes linguagens e aprofundar minha prática jornalística. Fui editor-chefe e produtor do Almanaque, portal de notícias voltado à cultura e à informação, onde desenvolvi conteúdos que valorizam a produção artística e o pensamento crítico na Amazônia.

Mais publicações de ernando tavares Verificado

Assessor de Comunicação