A entrega aconteceu neste sábado (13) | Foto: Jesiel Braga/PMM
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, inaugurou na manhã deste sábado (13), o corredor de trânsito que interliga os bairros Brasil Novo e Sol Nascente. A nova via será denominada Valderi Alencar Lima, de acordo com o projeto de Lei n° 002/24.
A cerimônia de inauguração da obra aconteceu com uma corrida de rua, com percurso de 5 km para todos participarem. O investimento total na obra foi de R$ 6.217.756,72 (seis milhões, duzentos e dezessete mil, setecentos e cinquenta e seis reais e setenta e dois centavos), proveniente do Tesouro Municipal.
Treinão da Interligação | Foto: Jesiel Braga/PMM
Treinão da Interligação | Foto: Jesiel Braga/PMM
Durante os três anos da gestão do prefeito Dr. Furlan, foram entregues três vias de interligação: Via Expressa Anníbal Barcellos; Via de Interligação Hildebrando Gurgel; e Via de Interligação Valderi Alencar Lima.
“Hoje é um grande dia para os macapaenses, especialmente os moradores do Brasil Novo, que agora têm uma via de interligação com o bairro Sol Nascente. Esta inauguração demonstra o compromisso da gestão com o desenvolvimento da mobilidade urbana de Macapá”, disse Dr. Furlan, prefeito de Macapá.
Dr. Furlan, prefeito de Macapá | Foto: Jesiel Braga/PMM
| Foto: Jesiel Braga /PMM
Sandro Fernandes, morador do bairro Brasil Novo há 23 anos, mencionou que melhorias na comunidade estão sendo realizadas. Ele também expressou animação em conhecer o novo trajeto e em participar da celebração dessa conquista ao correr pela nova via.
“A interligação da via Brasil Novo – Sol Nascente representa um grande avanço para os moradores. O bairro está sendo visto pela Prefeitura de Macapá como parte do desenvolvimento e melhoria da mobilidade urbana”, relatou.
A corredora Lucideia Portal estava acompanhada de amigas para correr na via. Ela não é moradora do bairro, mas aproveitou para praticar seu esporte favorito.
“Para nós corredores, esse evento da entrega desta obra é mais um espaço para praticarmos nosso esporte. Além de realizarmos nossas atividades físicas, teremos a oportunidade de conhecer a via de interligação”, comentou.
Lucideia Portal | Foto: Jesiel Braga /PMM
Largada | | Foto: Jesiel Braga/PMM
Via Valderir Alencar Lima
A nova via será denominada Valderi Alencar Lima, de acordo com o projeto de Lei n° 002/24. Localizada entre as Avenidas Pinhal e Orlando Silva, a via possui um quilômetro e 598 metros de extensão, mais 10 metros de largura.
Foram executados os serviços de drenagem profunda e superficial; regularização e compactação do solo; pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ); meio fio; sarjeta; calçamento; ciclovia; bem como sinalização vertical e horizontal.
Ao longo da via, foram instalados 120 postes e luminárias em led pela Companhia de Iluminação Pública, Energia Sustentável e Saneamento do Município de Macapá – CIPEMAC.
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) foi a executora e fiscalizadora dos trabalhos.
Mais arborização
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana – Semam realizou o plantio de 128 mudas de árvores por toda a extensão da interligação. Foram inseridos 101 Pau-Brasil e 27 Flamboyants. Essa iniciativa de arborização visa embelezar a área e garantir temperaturas amenas no entorno da nova via.
Foram inseridos 101 Pau-Brasil e 27 Flamboyants | Foto: Cleia Lima/PMM
| Foto: Cleia Lima/PMM
Plano Municipal de Arborização
O plantio de árvores oferece sombreamento e ajuda a regular a temperatura e umidade, além de trazer qualidade de vida para os munícipes. A gestão municipal implementou iniciativas para tornar a cidade mais verde e bonita.
Histórico do homenageado
Valderi Alencar Lima nasceu em 13 de fevereiro de 1927 no município de Maranguape, Ceará. Filho de Pedro Lima de Andrade e Joana Alencar Lima, chegou ao Amapá em 1951 e faleceu aos 93 anos.
Ele exerceu diversas funções públicas, incluindo Guarda Territorial, agente policial, detetive da polícia civil, delegado e subprefeito de Laranjal do Jari.
Em 1951, foi Guarda Territorial e agente de polícia civil no Território Federal do Amapá. Em 1957, tornou-se detetive na polícia civil do ex-Território Federal do Amapá e, em 1962, assumiu o cargo de delegado de polícia na instituição. Durante os anos de 1980 a 1981, foi subprefeito de Laranjal do Jari. Além do seu compromisso com a sociedade nos cargos públicos, cultivava uma paixão pela agricultura.
Confira mais fotos
Fotos: Jesiel Braga/PMM