
O prefeito de Macapá, Clécio Luís, reuniu na última segunda-feira, 16, na Vila Progresso, com lideranças e moradores do arquipélago do Bailique. A reunião aconteceu na nova Agência Distrital e teve como objetivo fazer um levantamento das últimas ações da prefeitura no local, ouvir moradores sobre as necessidades e encaminhar propostas para melhorias.
“Estamos felizes em poder estarmos aqui, conversando com os moradores e realizando atividades no Bailique. Entregamos agora uma Agência Distrital, que irá atender a população em diferentes aspectos. Ela servirá para a realização de reuniões entre lideranças, para receber pessoas em trânsito e para ser um elo fixo entre prefeitura e distrito do Bailique”, pontuou o prefeito Clécio Luís. A nova Agência Distrital é equipada para atender as comunidades e conta com recepção, sala de reuniões, gabinete, cozinha, dormitório, banheiros, depósito e grupo gerador.
Além da entrega do novo espaço, o arquipélago recebeu neste último ano uma série de serviços para melhoria da qualidade de vida da população, como a reforma da voadeira da coleta de lixo das comunidades, um viveiro de mudas com mil mudas de plantas frutíferas, um barco da leitura, a reforma da Escola do Canal do Guimarães na comunidade do Igarapé do Meio, aproximadamente 200 novos pontos de luminárias nas comunidades, reformas elétricas e estruturais na UBS de Vila Progresso, serviços de limpeza e roçagem nas comunidades de Vila Progresso, Macedônia, Jaranduba e Igarapé do Meio, pintura da Escola de Jaranduba e apoio para realização da Cantata Natalina da Escola de Vila Progresso.
Segundo Adail Dias, coordenador municipal das Agências Distritais, a Prefeitura de Macapá tem feito uma série de serviços e reparos na estrutura das comunidades, em especial no que se refere à mobilidade. Em 2019, foram construídos 3 km de passarelas, sendo 750 metros em Jaranduba, 400 em Igarapé Carneiro, 450 em Jaburuzinho, 300 em Maranata, 130 em Vila Macedônia, 150 metros em Igarapé do Meio e 200 em Freguesia; 640 ainda estão em andamento nas comunidades de Franco Grande, Ponta da Esperança e bairro Vieira, na Vila Progresso.
De acordo com o prefeito Clécio, reunir com os moradores é uma forma de ouvir com qualidade as necessidades da localidade. “Temos trabalhado para trazer ao nosso distrito, que é tão longe, a mesma qualidade de vida que propomos na capital. Construímos três mil metros de passarelas, priorizando o acesso a escolas, UBS’s e igrejas. Nossa meta para o próximo ano é construir cinco mil metros de passarela, melhorando e atendendo ainda mais a população”.
Elba Figueiredo, moradora da comunidade de Vila Progresso, agradeceu a presença e apoio da prefeitura, que, segundo ela, é fundamental para o desenvolvimento da região. “Temos uma prefeitura atuante, que lembra sempre da gente e está presente em nossas comunidades. Você consegue ver a presença dos serviços da prefeitura no Bailique”, finalizou.
Jhenni Quaresma
Assessora de comunicação/PMM
Fotos: Max Renê