Monumento Açaízal | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
Nesta quarta-feira (11), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, entregou o Monumento Açaízal, localizado no Complexo Turístico Rampa do Açaí, Aluísio Luiz da Silva Júnior. O símbolo da cultura alimentar reforça as tradições, valoriza e fomenta o trabalho de muitas famílias.
A escultura tem 10 metros de altura e 6 metros de circunferência. Ela retrata dois indígenas, representando o extrativismo milenar de nossos antepassados, além de dois ribeirinhos, representando o extrativismo comercial e familiar.
“Um dia de muita alegria por homenagear esse fruto que é a base da alimentação nortista. Um momento histórico, que reforça o quanto essa culinária tradicional complementa a mesa e a renda da nossa população”, ressaltou Dr. Furlan, prefeito de Macapá.
Dr. Furlan, prefeito de Macapá | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
| Foto: Emanuelle Gomes/PMM
Além de enriquecer o patrimônio cultural da cidade, o monumento reforça o reconhecimento do açaí como elemento central na identidade do povo do Amapá.
Jaime Gonzalez, de 36 anos, mora em Santiago, no Chile, e veio conhecer a família da namorada. O visitante contou que ficou impressionado com a evolução da cidade e a receptividade.
“Quando cheguei a Macapá, na semana passada, o monumento ainda estava em obras, e fiquei surpreso com a agilidade e o capricho dos trabalhadores e da prefeitura. É a segunda vez que visito esta cidade e tive a impressão de que realmente estava faltando algo para complementar a beleza deste ponto, e agora tudo se encaixou”, disse.
Em visita a Macapá, o turista chileno Jaime Arriagada conhece o Monumento Açaízal | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
Monumento Açaízal | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
Idealizado pelo artista J. Márcio, o monumento busca valorizar ainda mais a região e fomentar o turismo local.
“Entregamos hoje este monumento que foi feito com muita criatividade, dedicação e força de vontade em mostrar a todos, Brasil afora, a força do nosso povo. O projeto representa o trabalho, o consumo e a paixão do macapaense pelo açaí”, explicou o artista visual.
J. Márcio | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
| Foto: Emanuelle Gomes/PMM
A construção do monumento teve apoio dos artistas Jonas Modesto, Nilton Berimbau, Heulen Suelby, Arthur Yan, Júnior Leite, Gafa Grafitti, Nazareno Santos, Glenda Carvalho e Money Marcos.
O investimento na obra foi de R$ 252.315,00, com recursos provenientes do Tesouro Municipal.
Galeria de imagens | Fotógrafa: Emanuelle Gomes/PMM