O prefeito de Macapá, Clécio Luís, participou da sessão solene em comemoração aos 30 anos da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade na qual ele é vice-presidente de Transferências Voluntárias da FNP, sendo responsável pelos temas relacionados aos convênios, contratos de repasses federais. A solenidade aconteceu nesta terça-feira, 27, no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
A FNP congrega as maiores cidades brasileiras, atuando em 406 municípios com mais de 80 mil habitantes. Esse recorte abrange 100% das capitais, 61% dos habitantes e 75% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Para Clécio, é fundamental entender as especificidades dos municípios e encontrar novas diretrizes que possam melhorar a qualidade de vida da população. “Temos que ter um olhar diferenciado para os municípios brasileiros que possuem um alto grau de dificuldade de gestão, por conta da baixa arrecadação da aglomeração populacional, como é o caso de Macapá, além da vulnerabilidade social, que são características próprias dos municípios do g100”.
“Mas estamos tendo diversos avanços, por meio das intervenções que o presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre, tem feito em favor dos municípios brasileiros. Ele tem aproximado e colocado a pauta municipalista para ser debatida como nunca houve na história do Congresso Nacional. Teremos a oportunidade de dar passos importantes, de avançar. O nosso trabalho agora deve ser no sentido de incluir o g100 nas reformas”, destacou o prefeito de Macapá.
Após a solenidade, a FNP recepcionou alguns convidados para uma cerimônia de homenagens a atores importantes na história da entidade. O senador Davi Alcolumbre foi um dos homenageados e disse que debater a pauta municipalista é defender os brasileiros. “A gente tem a consciência de que podemos avançar nas pautas, porque à frente da FNP tem homens públicos comprometidos”, ressaltou.
Fundada em 1989, a Frente Nacional de Prefeitos é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. A entidade tem como missão zelar pelo princípio constitucional da autonomia municipal, visando garantir a participação plena e imprescindível dos municípios no pacto federativo.
Lilian Monteiro
Assessora de comunicação/PMM