Participam da capacitação médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e ACSs | Foto: Renato Costa/Semsa
A Prefeitura de Macapá iniciou nesta quarta-feira (8), no auditório da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), uma capacitação com foco no pré-natal. O momento foi voltado para médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que fazem parte das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
O objetivo é estabelecer fluxos de atendimento para fortalecer o pré-natal no município, garantindo o acompanhamento desde a gestação, puerpério e puericultura.
“Precisamos que exista uma uniformidade na condição nos pré-natais, por isso estamos nos reunindo com esses profissionais para conversar sobre estratégias de como eles podem melhorar a cobertura e os atendimentos nas áreas em que atuam”, explicou a secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré.
Também foram discutidos temas como pré-natal do parceiro, em que ele também recebe acompanhamento das equipes de saúde e o tratamento correto da sífilis, para diminuir a incidência de casos congênitos da doença, em que a mãe transmite para o bebê durante a gestação ou o nascimento. A capacita seguirá até a próxima terça-feira (14).
“É importante termos eventos como esse para que as equipes possam alinhar os trabalhos e alinhar isso com a própria gestão, para possamos conseguir alcançar os objetivos e metas propostos garantindo que os pacientes tenham a melhor assistência possível”, disse o médico, Ítalo Silva, que atua na ESF da Unidade Básica de Saúde (UBS) Rubin Brito Aronovich.