Skip to content

Pessoas em situação de rua são vacinadas contra a Covid-19 em Macapá

Por -

Nesta quarta-feira (12), a Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu a vacinação contra a Covid-19 para pessoas em situação de rua, atendida pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP Amizade), coordenado pela Secretária Municipal de Assistência Social (Semas). De acordo com uma lista elaborada pela coordenação do Centro, 17 usuários compareceram ao local para tomar a primeira dose da vacina da Astrazeneca/Oxford.

Para a secretária de Assistência Social, Patrícia Ferraz, a vacinação deste público é fundamental, pela a vulnerabilidade deste público.

“Com certeza a pandemia agravou a fragilidade da pessoa que está em situação de rua hoje. Pela condição deste grupo, eles se tornaram muito mais passíveis à contaminação da doença. Por isso, a vacinação deles é tão importante e uma grande conquista para nós”, explica a secretária.

De acordo com dados de 2020 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil tem cerca de 222 mil pessoas que vivem nas ruas. Na Região Norte, a estimativa era de 9.626 pessoas em março de 2020, quando surgiu a pandemia no Brasil. Na capital amapaense, por meio do Centro Pop, cerca de 40 pessoas neste perfil são atendidas diariamente pela Prefeitura de Macapá.

Mizael Ramos, de 52 anos, frequenta o Centro há cerca de um ano. Para ele, a vacinação simboliza um divisor de águas para a população em situação de rua em Macapá. “A vacinação com certeza é um divisor de águas na vida do morador de rua, que enfrenta o perigo do vírus diariamente. É claro que mesmo com a imunização, é importante continuar seguindo os protocolos de combate à doença usando a máscara e se higienizando corretamente”, declara.

Vithória Barreto
Secretaria Municipal de Assistência Social