Skip to content

Paratletas de projeto da Prefeitura de Macapá passam por classificação e participam do Campeonato Paralímpico de Atletismo

Mais de 50 paratletas amapaenses participam da competição neste fim de semana em Macapá

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

| Foto: Merlin Pires /PMM

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) está em Macapá, desde a sexta-feira (8), quando realizaram a classificação de mais de 20 atletas do projeto “Jogos Paradesportivos do Município de Macapá” e realizam neste sábado (9) e no domingo (10), o Campeonato Paralímpico de Atletismo. A competição reúne cerca de 60 paratletas, que buscam ultrapassar seus índices, conseguindo assim, classificação para competir nacionalmente.

No sábado (9), a competição aconteceu na pista de atletismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Zona Sul da capital, nos turnos da manhã e tarde. As modalidades contemplam o arremesso de peso, lançamento de disco e dardo, corrida de 100m, 200m, 400m, 800m e 5000m e Salto em distância.

Para a coordenadora do projeto, Luziwania Oliveira, a vinda da equipe do CPB para Macapá, é de grande relevância por oportunizar que mais atletas com alguma deficiência, possam passar pela classificação. “A equipe realizando a classificação aqui, evita que o paratleta tenha que se deslocar até outro estado para identificar sua classe funcional, sem contar que os pais podem assistir seus filhos competindo, o que nem sempre é possível quando as competições acontecem em outras regiões”, disse a coordenadora.

A dona de casa Ana Célia Miranda, de 37 anos, mãe do paratleta Luiz Felipe, confirmou a fala da coordenadora. Ela estava bastante emocionada, gravando pelo celular, a participação do filho. “É a primeira vez que eu vejo meu menino participando de um campeonato. A gente não tem condições de viajar com ele, mas eu sempre estou na torcida. Hoje, nem consigo explicar a alegria que estou sentindo porque ele conseguiu bater todos os recordes anteriores dele”, disse a mãe.

Luiz Felipe era só alegria pela conquista dos recordes. “Estou muito feliz e emocionado”, disse o paratleta que participou nas modalidades arremesso de peso e lançamento de disco e dardo.

O Campeonato objetiva, entre outras coisas, a verificação de índices dos paratletas para que possam participar a nível nacional.

Raphael Couto, fisioterapeuta e classificador da CPB, falou sobre a Classificação Funcional e, porque ela é necessária. “A gente segue as regras do Comitê Paralímpico Internacional que traz essa classificação manual e distribui em classes. Por exemplo, no atletismo, um amputado de perna não compete com um amputado de braço, são classes diferentes. Isso é necessário para tornar mais justa as competições”, explicou Couto.

O presidente da Federação de Atletismo do Amapá (FAAp), Dilson Belfort, falou da importância da competição. “Aqui a gente tem uma competição homologada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, daí a importância da gente estar realizando esses eventos no sentido de validar os índices dos nossos paratletas a nível nacional”, ressaltou o presidente.

A competição acontece nos turnos da manhã e tarde, reunindo cerca de 60 paratletas do projeto “Jogos Paradesportivos do Município de Macapá”. O campeonato continua no domingo (10), no estádio Zerão, pela manhã e à tarde.

Objetivo da classificação é garantir a igualdade de condições na disputa e é realizada em 3 fases:

1) Exames físicos,

2) Avaliação funcional, com testes de força muscular, amplitude de movimento articular, medição de membros e coordenação

3) Exame técnico, que consiste na demonstração da prova em si, com o atleta usando as adaptações necessárias. Os avaliadores analisam a realização do movimento, a técnica utilizada, assim como as próteses e órteses.

A Federação Amapaense de Atletismo (FAAp) é a organizadora do evento, em parceria com a Prefeitura de Macapá e o Centro de Referência Paralímpico (polo Amapá), com participação das secretarias municipais de Educação (Semed) e da Saúde (Semsa), Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e apoio da Universidade do Amapá (Unifap) e do Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior (IMMES).

Sobre o projeto

O Projeto Jogos Paradesportivos do  Município de Macapá é executado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), desde abril de 2022, na Coordenadoria específica para as atividades do projeto. O objetivo principal é promover o paradesporto no município e estado, contando com as várias parcerias integradas, que visam os interesses de inclusão, garantia de recursos públicos para os jogos, identificação de potenciais atletas com deficiência física, visual e intelectual, entre outros. A coordenação do projeto é responsável por realizar anualmente o Festival Paradesportivo Escolar na cidade de Macapá.

Confira mais fotos

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação