Skip to content

Oficinas de brinquedos ecológicos encantam alunos da Escola Municipal Josafá Aires

Projeto promove interação dos alunos do ensino fundamental com as pautas de preservação do meio ambiente e literatura. Cerca de 120 alunos participaram das oficinas

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Oficina de Brinquedos | Foto: Elisa Maciel/PMM

Nesta sexta-feira (19), a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Josafá Aires, localizada na Zona Norte de Macapá, recebeu o projeto Transvê Poesias, com a 4ª Intervenção Poética Nacional.

O projeto promove a interação dos alunos do ensino fundamental com as pautas de preservação do meio ambiente e literatura.

As atividades foram direcionadas a cerca de 120 estudantes do 3° e 5° ano da instituição de ensino, com a realização de oficinas de brinquedos ecológicos e palestras sobre os resíduos produzidos pela sociedade e os impactos que isso causa no meio ambiente.

Para Eudenice Nobre, gestora da EMEF Josafá Aires, a iniciativa é importante porque traz temas que devem caminhar juntos na educação.

“A preservação do meio ambiente e a literatura são temas necessários para se trabalhar com as crianças, porque são ferramentas de aprendizado. E o projeto traz de forma lúdica, essa junção, unindo a poesia à reciclagem, por meio das oficinas de brinquedos e garrafas poéticas”, destacou a gestora.

“Garrafas pet, caixa de sapato, argolas de vedação de latas, sandálias velhas, palitos de churrasco, tampas de garrafas, tudo que se pensa que é lixo, pode virar um brinquedo. Tudo depende da criatividade da criança durante a oficina”, disse Cricilma Ferreira, representante do Transvê Poesias em Macapá.

Maria Izabel e João Lucas, ambos com 8 anos e estudantes do 3º ano, estavam focados na confecção de seus brinquedos.  “Eu fiz um grande Trio Elétrico”, disse Iza (como gosta de ser chamada). Enquanto João Lucas (que prefere ser chamado pelo nome composto) construiu uma lancha de transportes.

“Vou brincar de viajar nos rios com minha lancha”, comentou o menino, muito empolgado com seu novo brinquedo.

As oficinas e palestras foram ministradas pelas artistas do projeto, Luana Ferreira, Camila Aguiar e Celeste Ferreira. As artistas ainda apresentaram intervenções poéticas com a participação da poeta Mary Paes e alunos da Escola Municpal Josafá Aires.

Os brinquedos e materiais literários das oficinas foram expostos na escola para apreciação dos pais e familiares dos alunos.

Confira mais fotos:

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação