Foto: Emanuelle Gomes/PMM
A inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CASPi) Acolher, nesta sexta-feira (5), na Zona Norte de Macapá, foi marcada por expectativa de novas possibilidades para famílias. Entre elas a de Jacqueline dos Santos, 35 anos, mãe atípica que acompanhou a entrega da unidade.
A nova unidade busca oferecer atendimento a crianças e adolescentes de 3 a 17 anos e 11 meses, ampliando o acesso ao tratamento de crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes.
Jacqueline dos Santos | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
Para Jacqueline dos Santos, a unidade vai facilitar acesso à população da Zona Norte ao serviço especializado. “O CAPSi da Zona Norte vai garantir cuidado especializado para os meus filhos. Agora vamos ter um espaço mais próximo, com profissionais preparados para acolher nossas necessidades”, disse.
A previsão é de que cerca de 1.500 famílias sejam acompanhadas. O serviço integra cuidado clínico e ações de fortalecimento dos vínculos sociais, familiares e comunitários, oferecendo acolhimento humanizado e suporte multiprofissional.
Dr. Furlan falou sobre o avanço na política de saúde mental | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
Durante a inauguração, o prefeito Dr. Furlan destacou o avanço da política de saúde mental no município.
“Desde 2022, o trabalho para fortalecer e garantir espaços que promovam e acompanhem a saúde mental vem sendo ampliado. Estamos investindo na prevenção, no acompanhamento especializado e no tratamento, cuidando das famílias de Macapá”, afirmou.
O espaço conta com uma equipe multiprofissional formada por médicos, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos e nutricionistas, garantindo um cuidado integral para os usuários.
A secretária municipal de Saúde, Dra. Érica, ressaltou a importância da nova unidade de saúde e do atendimento especializado para a população da Zona Norte.
Secretaria Municipal de Saúde Dra. Erica | Foto: Emanuelle Gomes
“O CAPSi Acolher chega para garantir que nossas crianças e adolescentes tenham um acompanhamento contínuo e humanizado. Este é um avanço que reforça o compromisso da gestão em ampliar os serviços especializados em saúde mental e oferecer às famílias um suporte qualificado e acolhedor” disse.
A unidade faz parte do Centro de Neurodesenvolvimento infantil, que reúne outras unidades de referência, como o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes e a Clínica-Escola Coração Azul da Zona Norte, política de ampliação dos serviços especializados à população.