Skip to content

Novembro Afro: comunidade Casa Grande recebe ação itinerante com serviços de cidadania

Programa itinerante Afro Cidadania passou por Maruanum oferecendo atendimentos para população quilombola, agora foi a vez da comunidade de Casa Grande.

Por Alexssandro Lima - Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

A Prefeitura de Macapá realizou na terça-feira (16) mais uma ação itinerante de serviços de cidadania, desta vez foi na comunidade quilombola Casa Grande. A iniciativa, promovida pelo o Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) busca alcançar macapaenses que tem dificuldade de realizar serviços na capital.

Durante a ação são ofertados atendimento de assessoria jurídica e, através de parceria com a da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), serviços de CadÚnico e atendimento do Bolsa Família, além do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram) e, com cooperação do Governo do Estado, o SuperFácil realiza emissão da carteira do Sistema Único de Saúde (SUS), carteira de identidade e 2º via de Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Dona Maria Raimunda Ramos, moradora da comunidade, aproveitou para levar os netos para emissão da carteira de identidade e disse que os serviços ofertados pela ação são de grande importância para comunidade. “Eu e meus netos temos dificuldade de se locomover até Macapá com frequência e com essa iniciativa da Prefeitura pudemos aproveitar para emitir a carteira de identidade deles, espero que ação continue o ano todo, nós precisamos”, disse dona Maria Ramos.

A diretora-presidente do Improir, Maria Carolina, reiterou a importância do Afro Cidadania itinerante. “Hoje recebemos o público da comunidade de Casa Grande, que já havia sido informado dessa ação. Foi tranquila e estamos dando continuidade ao nosso programa durante o Novembro Afro. Vale ressaltar que a partir do ano que vem essas ações irão entrar no calendário de programação do Improir”, afirma.