Skip to content

Novas passarelas serão entregues à comunidade neste fim de semana

Por -

Moradores das áreas de ressaca dos bairros Muca, Jardim Marco Zero e Congós contarão, a partir deste fim de semana, com novas passarelas. Pouco mais de uma semana de execução dos serviços de revitalização, onze travessas foram atendidas e três deverão ser entregues até domingo, 9. As obras são coordenadas pela Prefeitura de Macapá, com recursos provenientes de emendas parlamentares do senador Davi Alcolumbre e do deputado federal Cabuçu Borges.

 

Na travessa Guaranis, no Muca, a dona de casa Ruth Lene Brasil relembra as dificuldades enfrentadas por conta das condições em que a passarela se encontrava. “No início desta semana, meu marido e meu filho caíram na ponte, na parte em que ainda não estava construída. Além deles, já vi tanta gente sofrer com a situação das péssimas condições. Moro aqui há 30 anos, muitas pessoas, inclusive cadeirantes, tiveram que se mudar porque não tinha como passar com a cadeira de rodas. Tem idosos e muitas crianças. Tudo era usado na ponte para passar, até uma porta de guarda roupa. Graças a Deus, estamos sendo atendidos”.

   

As obras, executadas pela empresa Eucapino Construções e Serviços EPP, atendem nesta semana as passarelas 11ª, 12ª, 13ª, 18ª, 20ª, 24ª e Netuno, no Congós; Amizade e Cruzeiro do Sul, no Jardim Marco Zero; e Guaranis e Tamoios, no Muca. “Enfrentamos algumas dificuldades com a profundidade do lago nas travessas Guaranis e Tamoios, chegando a quase 4,5 metros. Por conta disso, as obras tiveram um pouco de atraso, mas até a semana que vem deverão ser concluídas”, informa Carlos da Nóbrega, responsável pela empresa.

 

Além de garantir segurança e mobilidade aos habitantes da área de ressaca, a ação proporciona oportunidade de renda extra por meio da inclusão de moradores na construção das obras das passarelas. “Estava desempregado e agora consegui, com esta ação, uma oportunidade de garantir uma renda extra. Moro aqui há quatro meses e vivi de perto as dificuldades. A ponte estava toda quebrada e cheia de emendas”, ressalta Fábio de Lima.

 

A construção de quase oito quilômetros de passarelas em madeira em áreas de ressaca está prevista para ser concluída num prazo de 180 dias. No valor total de R$ 1.351.708,00, as obras irão beneficiar os bairros Jardim Marco Zero, Muca, Congós, Nova Esperança, Jesus de Nazaré, Pacoval e Perpétuo Socorro.

 

Márcia Fonseca

Assessora de comunicação/Semob