Durante a programação dos Blocos Carnavalescos, a Prefeitura de Macapá fez uma pesquisa de impacto econômico da cadeia produtiva do carnaval. A pesquisa começou entre no período de 5 a 7 de fevereiro e foi feita pelas equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Instituto Municipal de Turismo (Macapatur), com o objetivo de fazer o levantamento dos empregos diretos e indiretos gerados com o carnaval.
A pesquisa foi feita em barracões, ateliês, comércio (lojas de armarinhos, fantasias, de tecidos, de adereços), hotéis e restaurantes. Também foram levantadas informações no Festival de Samba de Enredo, realizado no dia 9, e nos blocos que se apresentaram na Praça do Barão, de 13 a 15, com os empreendedores que foram selecionados pelos blocos e também pelos que estiveram no entorno do evento.
“Ainda vamos fazer levantamentos no período de 19 e 20, pesquisas com os seguintes segmentos: taxistas, Locadora de veículos e agências de viagem. O segundo momento será a realização das pesquisas nos dias de eventos da programação do carnaval. Nestes dias, equipe Semdec fará com empreendedores credenciados, aqueles sorteados pelo edital que o Macapatur lançou e vai contemplar os dias 21, 22 e 23/02. Esses vão participar dentro da área de alimentação/espaço do empreendedor”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Lidiane Pelaes.
Investimentos
O “Circuito FAB Folia” está sendo realizado com o apoio da Prefeitura de Macapá, do senador Davi Alcolumbre, Governo do Estado e emenda parlamentar do deputado federal Vinícius Gurgel.
Cliver Campos
Assessor de comunicação/PMM
Fotos: Gabriel Flores