
A Prefeitura de Macapá promoveu na segunda-feira, 24, uma cerimônia em homenagem a São Cristóvão e ao Dia dos Mototaxistas. O evento aconteceu na sede da Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac).
O prefeito Clécio Luís falou sobre a redução do número de acidentes de trânsito. “Meu orgulho é saber que nós, mesmo faltando ainda mais para fazer, seja na fiscalização ou nas melhorias da sinalização e pavimentação, já avançamos em muitas coisas. Entre elas, a diminuição dos índices de acidentes de trânsito. Saímos da triste marca da capital brasileira que mais matava, durante 10 anos, para a terceira que menos mata”.
Ele ressaltou também sobre a importância do papel do taxista e do mototaxista para a sociedade e suas responsabilidades. “Nossa responsabilidade tem que ser divida com todo mundo, cada um tem que assumir a sua parte. Os mototaxistas e taxistas são responsáveis por conduzir vidas”.
De acordo com o diretor-presidente da CTMac, André Lima, a categoria tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento do município, por meio da prestação de serviços no transporte de passageiros. “Não poderíamos deixar de homenagear uma classe que tanto faz para o desenvolvimento de nossa cidade”.
O presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Edilson dos Anjos, comemorou os avanços da categoria. “Sabemos que há uma emenda do senador Randolfe Rodrigues que destina recurso para a construção de abrigos para taxistas e mototaxistas. Com isso, nos sentimos valorizados”. O senador destacou que a mesma já foi aprovada pelo projeto Calha Norte. “Este ano, já se pode fazer a licitação e começar a construção dos abrigos dos mototaxistas e taxistas”.
Na cerimônia, houve sorteio de vários prêmios, incluindo pneus, capacetes, kits de reparos, troca de óleo e uma televisão. Durante toda a manhã, houve prestações de serviços em saúde, como medição da pressão arterial, teste de glicemia, PSA, entre outros.
Alessandra Lameira
Assessora de comunicação/CTMac