Skip to content

Município inicia mais uma etapa do Plano de Combate ao Aedes

Por -

De porta em porta, agentes de endemias estavam cedo nas ruas fazendo visitas domiciliares em três zonas da capital amapaense, nesta quinta-feira, 18. A atividade faz parte do Plano Municipal de Enfrentamento ao Aedes, desenvolvido pela Prefeitura de Macapá, que começou pelos bairros Laguinho, Alvorada e distrito de Fazendinha. Os locais escolhidos foram classificados como médio risco para a infestação do Aedes aegypti, de acordo com o último LIRAa.

No Alvorada, a ação continua até sexta, 19. Já nos demais se estende até 25 de julho, período em que se estima fazer 6.145 inspeções domiciliares. “Como ainda temos a incidência de chuvas, precisamos ficar vigilantes, pois qualquer acúmulo de água pode se transformar em um criadouro do mosquito. Para trabalhar o maior número de residências, decidimos modificar nossa estratégia e montar ações por mais dias em um mesmo bairro, caso do Laguinho, que serão cinco dias. Somente depois de todas as residências serem vistoriadas, agentes se deslocarão para outro bairro”, explicou o coordenador do Programa de Combate ao Aedes, Kilder Vidal.

 

No primeiro dia de trabalho, a presença de focos do mosquito foi recorrente. Mas não na casa do aposentado Pantaleão Monteiro, que contou que dedica todo dia um tempinho para vistoriar o quintal. “Tenho a preocupação de fazer minha parte e manter meu quintal sempre limpo. Por isso, nunca pegamos dengue, nem essas outras doenças que o mosquito transmite. Infelizmente, nem todos os vizinhos têm a mesma consciência de pensar na saúde de quem mora ao lado”. 

 

Os agentes também fazem a eliminação de criadouros, notificam casos suspeitos da doença e orientam os munícipes como evitar focos do mosquito e reconhecer os sintomas das doenças. Para solicitar a visita de um agente de endemias ou fazer denúncias, a prefeitura disponibiliza o Disk Mosquito [99121-1641], com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

 

Fotos: Jhenni Quaresma