
O prefeito de Macapá, Clécio Luís, recebeu na última quarta-feira, 11, o diretor-presidente do Sicoob, Elisberto Torrecillas e a gerente-geral Eliana Pimentel. O encontro ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura de Macapá. Os representantes trataram sobre três iniciativas que possibilitem o acesso ao financiamento de crédito por empresas de pequeno porte.
Dentre essas ações está a ativação de convênio tarifário, que permite a cooperativa o cadastramento para também receber o pagamento de tributos da capital, a reativação do convênio de financiamento para empresas do ramo da construção civil e a participação do Município na chamada Sociedade Garantidora, que visa criar fundo para o fomento de microempresas.

De acordo com o prefeito Clécio, a iniciativa em fomentar o cooperativismo também com recursos públicos é inovadora. “Hoje, o servidor que fez um consignado com o Sicoob pode, ao final do financiamento, receber uma parte dos resultados arrecadados pela cooperativa, todos saem ganhando”, explicou.
Outra operação que a parceria com a cooperativa traz é a abertura de linha de crédito a empresários amapaenses que estejam precisando de capital de giro para executar as obras no município de Macapá. “A inovação nessa linha de crédito é a garantia a esse empresário em buscar recurso tendo o próprio contrato de garantia”, destacou Clécio.

O diretor-presidente do Sicoob ressaltou que o fundo garantidor de crédito possibilita a pequenos empresários acessar recursos de forma mais simples. “A carta de crédito emitida pela Sociedade viabiliza o acesso dos pequenos empresários ao crédito sem que seja preciso alienar algum de seus bens. Com a carta de recomendação na mão, o empresário pode negociar com o banco taxas reduzidas. O Sicoob também tem extrema importância para empresários que sequer têm garantia de oferta, mas precisam investir para o seu negócio crescer”, disse Elisberto Torrecillas.
A iniciativa também tem o apoio do Sebrae/AP e a participação das Associações Comerciais da cidade. Na reunião estiveram presentes os secretários municipais de Finanças, Jesus Vidal; de Obras, David Covre e de Governo, Jorge Pires.
Amelline Borges
Assessora de comunicação/PMM
Fotos: Nayana Magalhães