Iniciativa capacita mulheres para geração de renda e inserção no mercado de trabalho | Foto: Maison Brito/PMM
Nesta sexta-feira (17), a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) concluiu mais um curso para quem quer se tornar cabeleireira. A iniciativa capacitou 27 mulheres que agora estão aptas para inserção no mercado de trabalho.
A capacitação iniciou na segunda-feira (13) e ensinou técnicas para a criação de estilos diferenciados de penteados. Todo o treinamento aconteceu no Centro Comunitário Profissionalizante do Congós e atendeu o público feminino de áreas próximas.
Rubiane Santos é empreendedora da beleza, no ramo da esmaltaria. Ela conta que o curso possibilita mais uma chance de empreender em um novo ramo da estética.
“Tá sendo muito importante pra mim. Já trabalho na área da beleza e agora, finalizando esse novo curso, estou muito feliz porque aumento meu leque de atuação no mercado”, conta.
Rubiane Santos (de vermelho), empreendedora da beleza | Foto: Maison Brito/PMM
Na qualificação foram apresentados os produtos e materiais utilizados em salões, tipos de estruturas dos fios, reconstrução capilar, colorimetria, hidratação, cauterização, nutrição de fios, além de explicações sobre cortes de cabelo.
“Hoje nós estamos finalizando esse curso de corte de escova e é uma satisfação muito grande ver que essas mulheres aprenderam uma profissão para atuar na área da beleza e que agora podem alçar voo para o mercado de trabalho”, destacou Cirilo Fernandes, secretário da Semtradi.
O treinamento incluiu parte prática e teórica. Ao final do curso, todas as alunas receberam certificado de conclusão com carga horária e conteúdo programático aprendido.
Confira mais fotos
Fotos: Maison Brito/PMM