Skip to content

Mulheres do Macapaba participam de cursos de pintura em tela, designer de sobrancelhas e doces personalizados

Na sexta-feira, 10 de março, os certificados serão entregues durante festa de encerramento com várias atividades como cadastramento e atualização do CadÚnico

Por Mônica Nascos - Secretaria Municipal de Direitos Humanos - SMDH

Em comemoração ao mês internacional das Mulheres, moradoras do Conjunto Habitacional Macapaba participam de cursos de pintura em tela, designer de sobrancelhas e doces personalizados. O curso é promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Semtradi) com profissionais aptos para as formações.

As mulheres, mães e jovens, aprendem com as designers a fazer doces personalizados com diversos modelos de desenhos como: morango, pêra, uva, maçã, milho verde, entre outros formatos e sabores como leite condensado, chocolate e corantes em gel alimentícios.

Segundo a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Marques, mais de 60 mulheres participam da formação.

“O objetivo é capacitar essas mulheres, promover a importância de seus direitos e garantias, enaltecer o seu empoderamento feminino e aperfeiçoá-las para o mercado de trabalho formal ou autônomo”, destacou.


O secretário da Semtradi, Cirilo Fernandes, explica que os cursos são importantes para a formação do empreendedor individual, a exemplo dos doces personalizados, que custam entre 100 a 150 reais o cento, a depender do tamanho. Todo trabalho é artesanal, feito manualmente, destacando a beleza e a criatividade de cada artesã.

“Fomentar o empreendedorismo é desenvolver as habilidades e criatividade dessas mulheres em prol da promoção do trabalho e aumento da renda dessas mães de família”, destacou.

A empreendedora e moradora do Conjunto Habitacional Macapaba, Carmem Ferreira, vende bombons há 4 meses. Ela disse que o aprendizado vai alavancar as vendas.

Para cada atividade, um aprendizado diferente, por isso elas também aprenderão a construir telas com pintura aquarela, carvão, técnicas abstratos, expressões criativas e molduras, produtos os quais poderão ser vendidos no mercado a partir de R$ 70,00.

Na sexta-feira, 10 de março, os certificados serão entregues durante a festa de encerramento, com várias atividades como atualização e cadastramento do CadÚnico, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Fotos: Adevaldo Cunha / PMM