Usuárias do Cras Esperança participaram da ação | Foto: Ana Cleide Torres/PMM
Encerrando o mês da Consciência Negra, mulheres atendidas pelo Cras Esperança participaram da oficina de turbante e amarrações idealizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e pelo Instituto Municipal de Políticas Públicas e Igualdade Racial (Improir) nesta terça-feira (29).
A oficina faz parte de uma série de ações executadas durante todo mês de novembro pela Prefeitura de Macapá. “O trabalho vai muito além de apenas ensinar diversas formas de utilizar o turbante. Por meio do curso promovemos interação das culturas e etnias, fortalecendo a união de todos”, explicou o coordenador do Cras, Marcos Aberlado.
Oficina atendeu mulheres de todas as idades | Foto: Ana Cleide Torres/PMM
Grupo ‘Amazônia Arte e Capoeira’ em apresentação | Foto: Ana Cleide Torres/PMM
O encerramento também foi marcado pela apresentação do grupo ‘Amazônia Arte e Capoeira’. “Ambas atividades são representativas para nossa cultura brasileira, aproximando a população dessas temáticas contribuímos com a formação de indivíduos mais esclarecidos”, finalizou o coordenador.
Novembro mês da Consciência Negra
O dia da Consciência Negra – 20 de novembro – é celebrado em homenagem à Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que morreu nessa data, em 1695. O feriado foi oficializado em novembro de 2011. Além disso, durante todo mês diversas atividades são executadas em todo Brasil em alusão a data.