
Todos gostam do “clima natalino” que o período de chuva traz no mês de dezembro. O inverno amapaense chegou um pouco mais cedo este ano e a Prefeitura de Macapá intensifica os serviços de limpeza e desobstrução dos canais de vazão das águas pluviais.
Na manhã desta sexta-feira, 7, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) iniciou a limpeza e desobstrução do canal da Av. FAB, que passa pelo bairro Jesus de Nazaré e deságua no canal do Jandiá. Sapato, sacolas, pedaços de pano, galhos de árvore e garrafas PET são alguns dos resíduos encontrados dentro e às margens do canal.
“Encontramos todo tipo de resíduo que impede o fluxo normal da água. Com a incidência das chuvas e sem a capacidade natural de drenagem, os canais transbordam e provocam alagamentos em diversos pontos. Por isso, intensificamos os serviços de desobstrução para amenizar os impactos causados pelas chuvas”, relata o titular da Semob, David Covre.
A prefeitura da capital recolheu de janeiro a outubro deste ano 13.600 toneladas de lixo dos canais da cidade, um volume próximo ao o que foi recolhido no ano de 2017, no período de janeiro a setembro, quando a prefeitura calculou 14.200 toneladas de resíduos.
Aline Brito
Assessora de comunicação/Semob