Skip to content

Mais de 600 pessoas participam do 1º Passeio Ciclístico do Centro de Educação Professor Bigú

Projeto nasce com a intenção de incentivar a prática do ciclismo como atividade de lazer e interação entre família e escola

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

| Foto: Emanuelle Gomes /PMM

O Centro de Educação Professor Bigú, localizado na zona norte de Macapá, realizou, na manhã deste sábado (23), o 1º Passeio Ciclístico “Pedalando com o Bigú”, que contou com a participação de cerca de 600 pessoas, entre alunos, pais, professores e membros da comunidade escolar.

O projeto, além de ter como objetivo celebrar o aniversário da unidade escolar, nasceu com a intenção de incentivar a prática do ciclismo como atividade de lazer e de interação entre família e escola, oportunizando momentos de socialização e criando memórias afetivas.

Cléia Chucre, diretora do Centro de Educação Professor Bigú, falou sobre como surgiu a ideia de inserir o passeio ciclístico na programação de aniversário da escola.

“A escola completou um ano no dia 3 de julho, mas estávamos de férias. Então, nos organizamos para realizar um evento neste mês de agosto, que já incluísse todas as celebrações do período. Dessa forma, esta programação contempla o aniversário da escola, o Dia dos Pais e o mês da alimentação saudável. O passeio ciclístico abrange essas celebrações de uma forma muito especial”, explicou a diretora.

Pilotando sua bicicleta, o secretário municipal de Educação, Marcos Pantoja, destacou o momento como uma importante ação de lazer e promoção da saúde, realizada pela escola.

“A equipe de profissionais do Centro de Educação Professor Bigú está de parabéns pela iniciativa de incluir, nas homenagens de aniversário da unidade, este passeio ciclístico. Além de promover a confraternização entre escola e família, a atividade incentiva práticas saudáveis para uma vida com mais qualidade”, salientou Pantoja.

A vereadora Maraína Martins, filha do professor Bigú, falou da emoção de comemorar o primeiro ano da unidade escolar que homenageia seu pai.

“É sempre emocionante estar aqui nesta escola, e participar do 1º passeio ciclístico da instituição é muito especial, porque vejo meu pai eternizado no rosto de cada criança que está aqui”, destacou Maraína.

Juliana Cruz, de 27 anos, acompanhava o filho Gustavo Kalebe, de 7 anos, estudante do 1º ano. Ela falou sobre a importância de participar das atividades escolares junto com o filho.

“Grande parte das memórias afetivas que criamos com nossos filhos acontece dentro do ambiente escolar, participando com eles dos eventos da escola. Estou colecionando momentos com meu filho que são importantes para nós dois”, ressaltou.

Dentro da programação, foram sorteadas duas bicicletas entre os participantes. O aluno Miguel Adaelson, de 6 anos, foi um dos ganhadores e estava muito feliz. Sua mãe, Márcia Neris, de 42 anos, contou que a bicicleta que o filho tinha estava muito velha e já não servia mais para ele.

“Este é um grande presente para o meu filho! Era o que ele queria ganhar. Somos muito abençoados”, disse a mãe do menino, emocionada.

O Centro de Educação Professor Bigú foi entregue à população pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan, em 4 de julho de 2024. A unidade conta, atualmente, com 607 alunos matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, nos turnos da manhã e da tarde.

O evento contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e de outras instituições parceiras.

Confira mais fotos:

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
311 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação