Skip to content

Mais de 400 alunos da Escola Municipal Cantinho do Amor participam de projeto Alimentação Saudável

Brincadeiras e jogos educativos fizeram parte das dinâmicas apresentadas pelos professores às crianças, sobre como podem se alimentar melhor, evitando produtos ultraprocessados

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

| Foto: Wellington Barros /PMM

Se você é uma mãe ou um pai que coloca na lancheira de seu filho, salgadinhos tipos chips, refrigerantes e biscoitos recheados, talvez não saiba que esses são alimentos ultraprocessados, e que fazem muito mal à saúde das pessoas. Para alertar a família e esclarecer aos estudantes sobre questões como essas, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), Cantinho do Amor, localizada na Zona Norte de Macapá, realizou nesta sexta-feira (22), a culminância do projeto Alimentação Saudável. A programação aconteceu no pátio da escola e reuniu mais de 400 alunos do 1º e 2º períodos.

A iniciativa faz parte do plano de ação da escola para este ano letivo, que busca conscientizar as crianças da importância de se alimentar de forma adequada, comer frutas, legumes, proteínas e outros alimentos não processados ou minimamente processados.

As professoras trabalharam afetuosamente na decoração do espaço, criando releituras das bancas de feiras, com frutas: melancia, manga, uvas, peras e maçãs. Tudo muito colorido para atrair a atenção das crianças.

A pequena Ayla Mirella, de 5 anos, estudante do 2º período, estava encantada com tudo e disse ter aprendido muito sobre a educação saudável.

Para a gestora da escola, Diane Valadares, o projeto Alimentação Saudável é importante porque, tudo que as crianças aprendem, elas multiplicam no seio familiar. “As lições repassadas pelo projeto, por meio das brincadeiras e saberes sobre os alimentos, as crianças vão levar para dentro da casa delas. Elas vão ter ciência daquilo que faz mal à saúde e o que faz bem, e serão multiplicadoras desse conhecimento”, disse Diane.

“O cardápio servido nas escolas, segue as normas gerais estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, complementou a diretora.

O PNAE é um eixo fundamental para a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional dos estudantes em todo o país, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis de cada região.

| Fotos: Wellington Barros /PMM

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação