O diretor-presidente do Instituto Municipal de Turismo (Macapatur), Benício Pontes, participou do encontro entre Secretarias e Institutos Municipais do Turismo para alinhar a atuação para a promoção do segmento no Brasil. O encontro aconteceu na Empresa Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em Brasília, e contou com a presença dos dirigentes da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais do Turismo (Anseditur), do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto e do presidente da Embratur, Carlos Brito.
No encontro foram indicadas as atividades de promoção interna da Embratur durante a pandemia da Covid-19 e, também, os planos para a atuação a partir de julho de 2021, quando a agência retomará a promoção internacional dos destinos brasileiros. A participação da Macapatur no evento se torna importante porque Macapá é a principal entrada turística no estado e por possuir a principal e mais completa rede local de atendimento ao turista.
“Macapá é a porta de entrada do turismo no Amapá e com a nossa proximidade com destinos internacionais, é fundamental apresentar para os demais dirigentes o nosso potencial turístico. Durante o encontro podemos debater os próximos passos para uma retomada segura do turismo no Brasil. Com a vacinação da população avançando, conseguiremos continuar planejando os eventos e projetos para o turismo na capital”, explica o diretor-presidente da Macapatur, Benício Pontes.
Durante o encontro, o gestor também pode conhecer a realidade das secretarias e institutos do Turismo de outros municípios brasileiros e discutir planos de marketing estratégico voltados ao segmento. “Estivemos em reunião com o presidente da Embratur na qual ele disponibilizou toda a sua equipe para auxiliar no plano de marketing e na divulgação dos municípios. Pudemos conhecer a realidade de cada município e como será retomado o turismo”, finaliza.
Ainda durante a agenda em Brasília, o diretor-presidente da Macapatur participou de reunião com a presidente do Tribunal de Contas da União, ministra Ana Arraes, quando os gestores tiveram discussões sobre governança pública.
Lucas Costa
Instituto Municipal de Turismo