Skip to content

Macapá Verão reúne 250 mil pessoas em noite de shows com Wesley Safadão e Solange Almeida

Com programação gratuita, evento destaca atrações nacionais, inclusão, segurança e incentivo ao empreendedorismo local

Por Fernando Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Show de Wesley Safadão | Foto: Jesiel Braga/PMM

Nesta quinta-feira (24), cerca de 250 mil pessoas lotaram a Praça Jacy Barata Jucá para assistir aos shows de Wesley Safadão e Solange Almeida. O Festival Macapá Verão 2025, que celebra a cultura e diversidade da capital amapaense, tem atraído multidões com uma programação intensa de música, esporte, arte e gastronomia durante todo o mês de julho.

Reconhecido nacional e internacionalmente, Wesley Safadão foi um dos artistas mais aguardados do festival. O cantor subiu ao palco e agitou o público com grandes sucessos como Maria Santinha, Novinha Vai ao Chão e Camarote. Carismático, ele agradeceu o carinho dos fãs e destacou o quanto gosta de se apresentar no estado.

“Sou sempre muito bem recebido aqui. Macapá é um lugar lindo, com um povo caloroso e vibrante. É sempre um prazer voltar e sentir essa energia maravilhosa”, declarou Safadão.

Logo depois, foi a vez de Solange Almeida subir ao palco e fazer sua estreia na capital amapaense. A artista emocionou o público com clássicos da época em que era vocalista da banda Aviões do Forró e também com músicas da sua carreira solo. Com hits como Mulher Não Trai, Mulher Se Vinga.

Acessibilidade e inclusão

Todos os shows do Festival Macapá Verão contam com uma área exclusiva e acessível para pessoas com deficiência (PCD), coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). O espaço possui estrutura adaptada, com visão privilegiada do palco, assegurando conforto e inclusão.

Além disso, intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) estão presentes no canto do palco durante as apresentações, garantindo que pessoas surdas ou com deficiência auditiva possam compreender e aproveitar os shows de forma plena.

Fomento ao empreendedorismo local

Outro destaque do evento é o incentivo à economia criativa. Ao todo, 128 empreendedores foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou), oferecendo uma variedade de comidas típicas, artesanato, roupas e outros produtos que expressam a identidade cultural de Macapá.

Entre os empreendedores, está o casal Mione Frazão e Diogo Sousa, que aproveitaram a oportunidade para vender churrasquinhos durante todas as noites do festival. Para eles, a experiência tem sido positiva.

“É a nossa primeira vez participando de um evento da prefeitura. Estamos vendendo bem, o faturamento está ótimo e ainda conseguimos curtir os shows. Essa oportunidade está sendo maravilhosa, é uma renda extra e também um momento de diversão”, contou Mione.

Estrutura e segurança

Para garantir a tranquilidade do público, o festival conta com uma ampla estrutura de serviços essenciais. A Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) atuou com 10 guarnições posicionadas em pontos estratégicos da Praça Jacy Barata Jucá, e mais de 55 agentes realizaram patrulhamento preventivo durante o evento.

Festival Macapá Verão 2025

Com o tema “Viva o Meio do Mundo!”, o evento é considerado o maior festival gratuito do Brasil, com 30 dias de atividades culturais, esportivas, musicais e de prestação de serviços. A programação é promovida pela Prefeitura de Macapá.

Fotos por Jesiel Braga/PMM

Galeria com fotos completas no Flickr: https://www.flickr.com/photos/202152294@N07/albums/72177720327786419

ernando tavares

ernando tavares

Verificado
Assessor de Comunicação
290 matérias publicadas 96 99169-7289

Fernando Pantoja Tavares é jornalista amapaense formado pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Cresci rodeado pela riqueza cultural do nosso estado e, ao escolher o jornalismo como profissão, me tornei um pesquisador social da capital, Macapá. Por meio das reportagens e coberturas que realizo, busco entender e retratar a realidade da nossa gente. Tenho experiência em redação e reportagem, com atuação em texto e audiovisual na Agência Experimental de Comunicação (AGCOM), onde pude explorar diferentes linguagens e aprofundar minha prática jornalística. Fui editor-chefe e produtor do Almanaque, portal de notícias voltado à cultura e à informação, onde desenvolvi conteúdos que valorizam a produção artística e o pensamento crítico na Amazônia.

Mais publicações de ernando tavares Verificado

Assessor de Comunicação