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Macapá Verão 2025 celebra Dia Mundial do Rock com empreendedores locais em destaque

Empreendimentos de camisetas e acessórios de bandas foram o diferencial da noite no festival

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Barraca de um dos empreendedimentos de camisetas de rock na Praça Jacy Barata | Foto: Emanuelle Gomes/PMM

O Dia Mundial do Rock, celebrado neste domingo (13), dentro da programação do festival Macapá Verão 2025, foi mais que um tributo à música, tornou-se uma grande vitrine de oportunidades para empreendedores que respiram e vendem o espírito do rock.
 
A Praça Jacy Barata Jucá foi transformada em um ambiente vibrante para fãs e comerciantes, impulsionando a economia criativa local. Entre os expositores estava Prsni Nascimento, que comanda uma loja online especializada em camisetas e acessórios de bandas e cultura nerd. Ela relembra o sucesso da edição anterior.
 
“No Dia Mundial do Rock do ano passado, minhas vendas foram as melhores do ano, foi quando mais faturei. Voltei este ano com a mesma expectativa. O público do rock é fiel e engajado”, falou.

A presença dos empreendedores do segmento foi resultado de uma demanda da categoria, atendida pela Prefeitura de Macapá, que garantiu espaço exclusivo para quem vive do rock. A valorização do nicho mostra como a música pode ser combustível para o desenvolvimento local.
 
Quem estreou no evento, foi a empreendedora Elsiane Costa, que junto do marido levou camisetas personalizadas e apostou alto no retorno.
 
“É nossa primeira vez vendendo no Macapá Verão. A expectativa é ótima, trabalhamos com muito carinho porque essa é uma das principais fontes de renda da nossa família”, contou.

A organização e ordenamento dos empreendedores na praça foi responsabilidade da Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou). Todos foram cadastrados e distribuídos estrategicamente para manter a fluidez e segurança do evento.
 
“O objetivo da gestão municipal é garantir que esses profissionais tenham condições dignas de trabalho, com organização e segurança. São eles que mantêm viva a cultura e movimentam a economia criativa”, enfatizou a secretária da Semhou, Fernanda Cabral.


Inclusão e acessibilidade: um show para todos
 
A Prefeitura também garantiu espaço reservado para pessoas com deficiência (PCD) garantindo conforto e uma vista privilegiada para o palco. O jovem Arthur Coelho, de 19 anos, celebrou a iniciativa. “Vim para ver a banda Sepultura e ter esse espaço só pra gente é incrível. Vim com minha mãe e estou emocionado de curtir o show desse jeito”, comemorou.


Serviços públicos de suporte e segurança
 
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), montou uma base de atendimento emergencial, com profissionais da saúde e estrutura é equipamentos para primeiros socorros. Já a Guarda Civil Municipal de Macapá atuou com guarnições em pontos estratégicos, garantindo a tranquilidade e segurança do público durante todo o evento.
 
A Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac) esteve nas vias próximas, organizando e fiscalizando o tráfego para garantir mobilidade segura. Durante toda a programação, a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur), manteve a limpeza da praça, evidenciando o cuidado com o espaço público.

O Dia Mundial do Rock no Macapá Verão 2025 não foi apenas um show de música foi um espetáculo de cidadania, trabalho digno e valorização da cultura local. Para os empreendedores que vivem do rock, o dia foi mais que especial, foi um palco onde sonhos e vendas se encontraram em alto e bom som.

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Wellington Barros

Wellington Barros

Verificado
Assessor de Comunicação
246 matérias publicadas

Wellington Diego Barros Paulino é jornalista em formação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e ingressou na Prefeitura Municipal de Macapá como estagiário em 2021. Atualmente, atua como assessor de comunicação, sendo responsável pela SEMHOU, SEMTRADI e GCMM. Além da experiência na Prefeitura de Macapá, Wellington também atuou em projetos da UNIFAP, como social media no Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid) e como produtor de conteúdo para a Agência Experimental de Comunicação (AGCOM).

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