Verão das Artes aconteceu nesta terça-feira (4), em frente ao Mercado Central | Foto Jesiel Braga / PMM
Como disse a escritora e poeta portuguesa Natália Correia “A poesia é para comer”. E foi assim, com poesia e música que o público vivenciou a programação do Macapá Verão, dessa tarde de terça-feira(4), em frente ao Mercado Central, patrimônio histórico da capital.
O evento intitulado “Verão das Artes” reuniu os artistas Edu Gomes, Pat Andrade, Ricardo Iraguany, Hayam Chandra e Carla Nobre, que mostraram talento e carisma no palco.
Olavo Almeida, diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), destacou as atrações artísticas culturais da programação voltada para o público amante da literatura e da música. “O ‘Verão das Artes’ contempla os segmentos da arte e da cultura, como a poesia, contação de história, música, artes visuais e o audiovisual. A programação está linda”, disse o diretor-presidente.
Olavo Almeida, diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) | Foto: Jesiel Braga / PMM
Além das apresentações, os artistas também puderam expor e comercializar seus trabalhos durante o evento.
A poeta Pat Andrade, que trabalha há 30 anos, escrevendo e declamando poesias, conta, que há 20 anos, passou a produzir seus próprios livros de forma artesanal. Ela ressaltou, com orgulho, ter
2 livros com ISBN ( International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro), ambos publicados por meio de edital emergencial de apoio à cultura, e 28 livros artesanais, além de alguns e-books e participação em coletâneas regionais e nacionais.
“Esta é a terceira vez que participo do Macapá Verão. É importante que eventos como esse aconteçam para dar visibilidade à nossa arte, principalmente para a literatura. A gente torce para que a poesia continue marcando presença nos espaços públicos. Macapá tem muitos poetas e escritores talentosos”, frisou.
Poeta Pat Andrade | Foto: Jesiel Braga \ PMM
Naldo Martins, professor e artista visual, estava prestigiando o evento e aproveitou para comprar o livro “Entre a Flor e a Navalha” , da escritora Pat Andrade. “Sempre que posso, compro arte porque é a forma que encontro para valorizar o artista da minha cidade. O Macapá Verão é uma vitrine de artistas e de obras valorosas”, destacou o professor.
Naldo Martins, professor e artista visual | Foto: Jesiel Braga / PMM
Nessa mesma linha de pensamento do professor Naldo, o músico e compositor Edu Gomes, falou que vê o evento como uma janela de oportunidades para mostrar ao público, suas canções autorais. “É muito emocionante poder mostrar canções que eu criei para um público novo, o artista precisa de momentos como esse, para mostrar sua arte”, completou.
O “Verão das Artes” acontece às terças-feiras, no Mercado Central e nos fins de semana, no Bioparque da Amazônia.
Marcas oficiais do Macapá Verão 2023 o maior de todos os tempos:
CSA- Concessionária de Saneamento do Amapá, Mercadão dos medicamentos, AK Motor’s, TV Equinócio, Rede Amazônica, Domestilar, Santa Rita Engenharia LTDA, Você Telecom, Águas da Amazônia, Limpex Hospitalar, Ecopostos, Tratalyx, Center Kennedy, CEA- Grupo Equatorial Energia, Claro Brasil, Laboratório Dr. Paulo J. Albuquerque, Faculdade Estácio.
Confira mais fotos: