Skip to content

Macapá se torna a primeira cidade do Norte a aderir ao Plano Juventude Negra Viva

Assinatura do termo ocorreu durante a IV Semana Amapá África Amazônica 2025 e marca compromisso de Macapá com a equidade racial e a proteção da juventude negra

Por Andreia Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Prefeitura de Macapá participa da IV Semana Amapá África Amazônica 2025. O evento, que ocorre entre os dias 19 e 25 de maio, tem como tema “Territorialidade e Cultura Ancestral Afro-Amazônica” e é promovido pela Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo (AABM), em parceria com a Prefeitura.

Nesta quinta-feira (22), aconteceu a assinatura do Termo de Adesão ao Plano Juventude Negra Viva (PJNV), iniciativa do Governo Federal voltada à redução das vulnerabilidades sociais enfrentadas pela juventude negra no Brasil. Macapá se tornou a primeira cidade do Norte a aderir ao PJNV.

Durante a assinatura, o jovem Ítalo Cauã, de 19 anos, falou sobre como o programa municipal, ‘Jovem Conectado’, o ajudou na sua capacitação “Com a ajuda da Prefeitura, eu consegui aprender muitas coisas e ter uma bagagem teórica e técnica que antes, para mim, não era possível ter. Aqui eu evoluí muito na minha profissão e tenho certeza que o Plano Juventude Negra vai ajudar muitas pessoas como eu”, disse Ítalo.

O representante do Ministério da Igualdade Racial, Juan Tiamoko, destacou a importância da adesão ao plano para o cuidado com a vida dos jovens negros.

Cristina Almeida, diretora adjunta do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), ressaltou a importância desse momento “Estou muito emocionada e feliz por participar desse projeto que visa proteger a vida dos jovens negros”, disse a diretora.

Na cidade, o projeto terá várias vertentes, envolvendo esportes, educação, saúde e cursos de letramento racial para os profissionais de segurança que atuam no município, tudo para promover a equidade dos jovens negros dentro da cidade de Macapá.

O prefeito da cidade, Dr. Furlan, falou sobre o compromisso da prefeitura em cuidar de todos “Nós envolvemos várias esferas nesse projeto para que ele proteja as nossas crianças e jovens. O nosso papel como prefeitura é cuidar das pessoas. Nós vamos exercer a transversalidade e cuidar de todos os cidadãos macapaenses, para que todos possam ter as mesmas chances”, disse o prefeito.

Conheça os objetivos do PJNV:

  • 1 – Prevenir a violência letal contra a juventude negra por meio da articulação de ações, políticas e programas.
  • 2 – Enfrentar e reduzir as vulnerabilidades sociais que afetam a juventude negra.
  • 3 – Promover o acesso da juventude negra a serviços públicos e direitos.
  • 4 – Apresentar diagnósticos periódicos para atualização dos dados relativos à violência letal e às vulnerabilidades sociais que afetam a população negra entre 15 e 29 anos.
  • 5 – Orientar, por meio de diretrizes e estratégias, a elaboração de outros instrumentos de planejamento vinculados de forma transversal e intersetorial à temática.
  • 6 – Firmar responsabilidades recíprocas dos entes federativos, por meio de termos de adesão, para a implementação e execução das políticas para a juventude negra.

Galeria de imagens | Fotógrafo: Jesiel Braga/PMM

Andreia Loreana Tavares de Jesus

Andreia Loreana Tavares de Jesus

Verificado
Assessora de Comunicação
275 matérias publicadas

Assessora da Prefeitura de Macapá, atuando nas pastas do Bioparque, Secretaria da Mulher e Secretaria de Esporte, também realizo roteiros para as mídias sociais.

Mais publicações de Andreia Loreana Tavares de Jesus Verificado

Assessora de Comunicação