Teatro Municipal Fernando Canto | Foto: Emanuelle Gomes
Macapá viveu um momento histórico nesta sexta-feira (19), data em que se celebra o Dia Nacional do Teatro, com a inauguração do primeiro teatro municipal da capital. Localizado na Avenida FAB, esquina com a Rua Cândido Mendes, o espaço leva o nome do poeta e sociólogo Fernando Canto e foi construído com investimento superior a R$15 milhões, fruto de emenda parlamentar e contrapartida do Tesouro Municipal.
Foto: Emanuelle Gomes
Foto: Emanuelle Gomes
Foto: Emanuelle Gomes
O novo teatro tem projeto arquitetônico moderno, inspirado nas ondas do Rio Amazonas e na tradição das canoas, símbolos da cultura amazônica. Com capacidade total para 400 pessoas, o espaço conta com palco, arquibancada, mezanino, área PCD, foyer e estacionamento, oferecendo estrutura adequada para apresentações de teatro, música, dança, literatura e multieventos culturais. “Legado é algo que a gente deixa para os outros e esse teatro é o maior legado da cultura dos últimos anos”, afirmou o prefeito Dr. Furlan durante a entrega.
Prefeito Dr Furlan | Foto: Emanuelle Gomes
Foto: Emanuelle Gomes
Para o artista Miqueias Mendes, a inauguração representa a concretização de um sonho coletivo e valorização da arte. “Eu me sinto muito lisonjeado porque eu posso falar que pela primeira vez Macapá irá receber o Teatro Municipal. Gente, isso é mais do que um sonho, hoje essa é a realidade. Eu enquanto artista me sinto lisonjeado porque isso traz gás. Eu já consigo me imaginar fazendo parte desses grandes espetáculos e, acima de tudo, ajudar a contribuir e a fomentar a cultura local. Porque eu enquanto artista me sinto valorizado, então isso mostra de fato o compromisso da gestão para com o artista local”, destacou.
Miqueias Mendes, artista | Foto: Emanuelle Gomes
Foto: Emanuelle Gomes
Entre os presentes, a emoção foi visível. A viúva Sônia Canto, comemorou o reconhecimento. “É muita gratidão e muita honra que eu estou aqui nesse espaço lindo, acessível e que tem o nome de Fernando Canto, que trabalhou muito para que o Macapá tivesse um espaço como este, que agora não é só um monumento, é um legado para futuras gerações e que o Fernando, com a sua obra imensa e múltipla, possa inspirar as pessoas a render todas as homenagens à cultura do nosso município”, disse.
Sônia Canto, esposa do homenageado | Foto: Emanuelle Gomes
Foto: Emanuelle Gomes
A homenagem a Fernando Canto reforça o papel do intelectual na preservação e difusão da cultura amapaense. Autor de 20 livros e referência em estudos sobre o Marabaixo e a Fortaleza de São José de Macapá, ele se destacou como escritor, compositor e dramaturgo, deixando um legado que agora inspira a nova geração de fazedores de cultura.
Veja mais sobre o evento. Fotos: Emanuelle Gomes