Skip to content

Macapá celebra 267 anos com empreendedorismo e inclusão na praça Jacy Barata

Organização garantiu diversão aos munícipes e geração de renda

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Celebração reuniu milhares de pessoas | Foto: Emanuelle Gomes/PMM

Nesta terça-feira (4), a Prefeitura de Macapá encerrou as comemorações dos 267 anos da cidade com uma série de shows na Praça Jacy Barata Jucá que encantaram a população. Com apresentações de artistas locais e as atração nacional, o cantor Belo, e o fenômeno das aparelhagens, o DJ Gigio Boy, o evento foi um verdadeiro sucesso. A satisfação dos moradores foi visível durante toda a noite.

Paraense de nascimento mas morador de Macapá há mais de 30 anos, Ademir Ferreira, fala da satisfação em celebrar o aniversário da cidade na Praça Jacy Barata.

“O evento está bem organizado. Estou em Macapá há décadas e posso afirmar que a qualidade dos shows e a estrutura do evento está  impressionante. Que venham muitos outros eventos assim”, falou.

A gestão municipal também priorizou a organização dos empreendedores que participaram do evento. Todos eles realizaram o cadastro na Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou) e foram acomodados por segmentos, garantindo a melhor experiência para os comerciantes.

A empreendedora Ana Nunes, compartilhou sua expectativa e experiência em trabalhar no aniversário da cidade. “Participar desta celebração foi muito positivo para o meu negócio. O evento atraiu um grande público e, com isso, as vendas foram ótimas. Agradeço à Prefeitura pela organização”, comemorou.

A secretária municipal de trabalho, desenvolvimento econômico e inovação, Marciane Costa, falou sobre a importância do empreendedorismo nos grandes eventos realizados pela prefeitura. “O aniversário de Macapá é uma excelente oportunidade para fomentar a economia local e gerar renda. No último aniversário, os rendimentos dos empreendedores foram significativos, e esperamos que este ano seja ainda melhor”, afirmou.

Segurança

Para garantir um local seguro para todo o público, a Prefeitura de Macapá montou um esquema reforçado de segurança. Equipes da Guarda Civil Municipal (GCMM) foram posicionadas em pontos estratégicos da praça e arredores. No total mais de 200 agentes estavam disponíveis para garantir a segurança no local.

A Companhia de Trânsito de Macapá (Ctmac) também atuou nos cruzamentos das ruas e avenidas interditadas ao redor da Praça Jacy Barata, fiscalizando e orientando os condutores que chegavam para curtir a celebração.

Inclusão

A inclusão é uma tradição nos eventos da Prefeitura de Macapá. Na programação do aniversário, a área para Pessoas com Deficiência (PCDs) foi mais uma vez um importante destaque, oferecendo uma vista privilegiada, conforto e segurança para que todos pudessem aproveitar os shows da noite.

A dona de casa, Marilene de Souza, de 29 anos é PCD e esteve na área reservada, ela contou sobre sua experiência. “A área reservada para pessoas com deficiência me surpreendeu. Foi a primeira vez que vim em um grande evento da Prefeitura e pude assistir aos shows de perto e com conforto”, disse.

No palco, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantiram que as pessoas com deficiência auditiva pudessem acompanhar as apresentações. Esses espaços de inclusão são essenciais para garantir que todos os cidadãos possam participar e se divertir nos eventos da cidade.

“A inclusão é um compromisso da nossa gestão. O espaço PCD é fundamental para garantir que todos possam participar e aproveitar os grandes eventos de nossa cidade com dignidade e conforto”, pontuou o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Raimundo Costa.

A estrutura ainda contou com pontos para atendimentos de urgência e emergência, com equipes de médicos e enfermeiros de prontidão para prestar os primeiros socorros.

Wellington Barros

Wellington Barros

Verificado
Assessor de Comunicação
251 matérias publicadas

Wellington Diego Barros Paulino é jornalista em formação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e ingressou na Prefeitura Municipal de Macapá como estagiário em 2021. Atualmente, atua como assessor de comunicação, sendo responsável pela SEMHOU, SEMTRADI e GCMM. Além da experiência na Prefeitura de Macapá, Wellington também atuou em projetos da UNIFAP, como social media no Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid) e como produtor de conteúdo para a Agência Experimental de Comunicação (AGCOM).

Mais publicações de Wellington Barros Verificado

Assessor de Comunicação