Skip to content

Macapá alcança 1º lugar no ranking estadual do Programa Saúde na Escola

Município executou as ações prioritárias e alcançou mais de 47 mil estudantes no ciclo 2025/2026.

Por Sarah Lopes - Secretaria Municipal de Saúde

Programa Saúde na Escola | Foto: Emanuelle Gomes/PMM

O município de Macapá conquistou o 1º lugar no ranking dos municípios do Estado do Amapá com escolas que executaram todas as ações prioritárias do Programa Saúde na Escola (PSE), no ciclo 2025/2026, o que consolida Macapá como referência estadual na implementação de políticas públicas intersetoriais voltadas à promoção da saúde, à prevenção e à garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Neste ciclo, foram contempladas 130 unidades de ensino, com 119 escolas prioritárias, alcançando 47.251 estudantes da rede pública. Desse total, 103 correspondem a escolas municipais e 27 a escolas estaduais, ampliando a capilaridade das ações desenvolvidas no território municipal.

As ações executadas em Macapá abrangeram os cinco eixos prioritários do PSE: alimentação saudável e prevenção da obesidade; verificação e atualização da situação vacinal; saúde mental; promoção da cultura da paz e dos direitos humanos; e saúde sexual e reprodutiva. As atividades foram realizadas de forma contínua, com foco na promoção do cuidado integral, na prevenção de doenças e no fortalecimento do ambiente escolar como espaço de desenvolvimento saudável.

Durante todo o ciclo, foram realizadas 3.399 ações, demonstrando o alcance, a regularidade e a relevância das estratégias adotadas pelo município.

A Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Erica, destacou que o resultado é fruto de um trabalho técnico e planejado.

“A liderança de Macapá no ranking estadual do Programa Saúde na Escola reflete o compromisso com a execução qualificada das políticas públicas de saúde no ambiente escolar, assegurando ações de promoção, prevenção e cuidado integral aos estudantes”, informou.

Sarah Monte Lopes

Sarah Monte Lopes

Verificado
Assessora de Comunicação
58 matérias publicadas

Sarah Lopes é bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Tenho experiência em redação, reportagem e produção audiovisual, desenvolvida na Agência Experimental de Comunicação (AGCOM), onde pude explorar diferentes linguagens e aprofundar minha prática jornalística em diversos formatos. Atualmente, atuo como assessora de comunicação na Secretaria Municipal de Saúde, onde também desempenho funções na Secretaria Municipal de Comunicação como social media, roteirista e filmmaker. Meu trabalho envolve desde a criação de conteúdo estratégico até a produção de materiais audiovisuais, sempre com foco em uma comunicação clara, criativa e eficaz.

Mais publicações de Sarah Monte Lopes Verificado

Assessora de Comunicação