Programa Saúde na Escola | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
O município de Macapá conquistou o 1º lugar no ranking dos municípios do Estado do Amapá com escolas que executaram todas as ações prioritárias do Programa Saúde na Escola (PSE), no ciclo 2025/2026, o que consolida Macapá como referência estadual na implementação de políticas públicas intersetoriais voltadas à promoção da saúde, à prevenção e à garantia de direitos de crianças e adolescentes.
Neste ciclo, foram contempladas 130 unidades de ensino, com 119 escolas prioritárias, alcançando 47.251 estudantes da rede pública. Desse total, 103 correspondem a escolas municipais e 27 a escolas estaduais, ampliando a capilaridade das ações desenvolvidas no território municipal.
As ações executadas em Macapá abrangeram os cinco eixos prioritários do PSE: alimentação saudável e prevenção da obesidade; verificação e atualização da situação vacinal; saúde mental; promoção da cultura da paz e dos direitos humanos; e saúde sexual e reprodutiva. As atividades foram realizadas de forma contínua, com foco na promoção do cuidado integral, na prevenção de doenças e no fortalecimento do ambiente escolar como espaço de desenvolvimento saudável.
Durante todo o ciclo, foram realizadas 3.399 ações, demonstrando o alcance, a regularidade e a relevância das estratégias adotadas pelo município.
A Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Erica, destacou que o resultado é fruto de um trabalho técnico e planejado.
“A liderança de Macapá no ranking estadual do Programa Saúde na Escola reflete o compromisso com a execução qualificada das políticas públicas de saúde no ambiente escolar, assegurando ações de promoção, prevenção e cuidado integral aos estudantes”, informou.