Durante encontro, realizado na sexta-feira, 24, em Macapá, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabelo Castro, apresentou aos gestores municipais, estaduais e aos micro e pequenos empreendedores de Macapá as linhas de financiamento disponibilizadas pelo banco. O prefeito de Macapá, Clécio Luís, participou do encontro.
“O senador Davi Alcolumbre tem sido impulsionador dessa ideia de desenvolver o Amapá e passar uma mensagem clara para o setor empresarial, mas também para a população em geral. Estamos fazendo uma mudança gradativa de matriz econômica para a capital. O BNDES tem um papel decisivo para esse cenário, dos próximos anos e das próximas décadas”, ressaltou o prefeito.
Denominado Vamos desenvolver o Amapá?, o encontro teve como objetivo, além de apresentar as diversas linhas de financiamento, agregar investidores amapaenses e aproximar o poder público à instituição financeira. “O BNDES quer falar mais direto com os municípios, pois é na cidade que a coisa realmente acontece e é o prefeito que melhor pode avaliar qual dos investimentos pode ajudar melhor a sua cidade, seja com projetos de iluminação, saneamento, além de outros”, disse o presidente do BNDES, Paulo Rabelo Castro.
Ele explicou que as linhas de crédito existentes hoje demandam um pouco mais de tempo, exigindo projetos mais detalhados e que, para agilizar o processo, buscam alternativas. “Essas linhas, de fato, já existem, mas elas são linhas operadas indiretamente requerendo projetos mais detalhados, e tem que aguardar. Estamos estudando uma maneira para que, a nível nacional, o presidente da República possa transformar essas linhas, que são indiretas, em linha online, com aproximação Banco/Município”.
Foram apresentados também no encontro os requisitos necessários para acessar os recursos e como ingressar no Programa de Modernização da Administração Tributária e de Gestão dos Setores Sociais Básicos, que é destinado a apoiar projetos de investimentos voltados à melhoria da eficiência, qualidade e transparência da gestão pública.
A vinda do BNDES a Macapá foi uma articulação do senador Davi Alcolumbre. “Os municípios brasileiros passam por uma crise, nunca vista na história do Brasil e que hoje atinge todos os municípios, que enfrentam dificuldades econômicas. E a vinda do BNDES é para diminuir essas dificuldades. Precisamos fortalecer as instituições, a iniciativa privada e o setor público, e a presença do BNDES aqui é justamente para fortalece esse elo”.
Karla Marques
Assessora de comunicação/PMM