Skip to content

Jovens do bairro Marabaixo III são capacitados para o Mercado de Trabalho por meio de oficinas gratuitas no CRAS Igualdade

Capacitação trouxe os temas Identidade, Ética, Postura no Trabalho e Planejamento, como forma de preparação do jovem para o mundo profissional

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Jovens receberam certificados das oficinas realizadas no CRAS Igualdade | Foto: Jesiel Braga /PMM

Para uma pessoa que está em transição para a vida adulta, o mercado de trabalho pode parecer um bicho de sete cabeças. Considerando esse contexto de insegurança do jovem em relação a esse mundo profissional, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), realizou no mês de outubro, oficinas preparatórias para o mercado de trabalho para jovens de 14 a 24 anos.

As oficinas ocorreram no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Igualdade, no bairro Marabaixo III, Zona Oeste da capital, e trouxe os temas Identidade, Ética, Postura no Trabalho e Planejamento.

Cerca de 20 jovens, residentes no bairro, foram inscritos na capacitação, e receberam na manhã desta terça-feira (21), os seus certificados.

A jovem Mariane Gomes, de 22 anos, estudante do curso de Relações Internacionais, falou do quanto a formação é importante, na busca do primeiro emprego.

“Ano passado, quando eu fui para a minha primeira entrevista de emprego, não me saí bem porque não estava preparada. Então surgiu essa oportunidade de fazer as oficinas aqui no CRAS, e isso me salvou, pois me trouxe segurança e autoconfiança para as próximas entrevistas”, disse a estudante, que já está fazendo outros cursos preparatórios e profissionalizantes, em busca de uma boa colocação no mercado de trabalho.

Da mesma forma, o estudante do ensino médio, Thiago Maciel, de 16 anos, afirmou ter expandido sua visão sobre as possibilidades do campo profissional para a sua área de interesse, depois de ter passado pelas oficinas. “Estar preparado e demonstrar confiança sobre aquilo que se quer, é um grande passo para a conquista dos objetivos”, disse o jovem.

De acordo com Talita Amaral, assistente social do CIEE, e coordenadora do projeto Oficinas Criativas, a capacitação prioriza aos jovens aprendizes, vagas de trabalho efetivo, estágios e cursos gratuitos que são ofertados pela plataforma do Centro, na internet (https://portal.ciee.org.br/).

“Durante as oficinas criativas, os adolescentes e jovens passam a ter um conhecimento prévio do funcionamento do mercado de trabalho, como se portar numa entrevista de emprego, quais são as áreas com as quais se identificam, planejamento de ação e outras atividades que trazem confiança na busca pelo estágio ou o primeiro emprego”, destacou a assistente social do CIEE.

Simone Coelho, coordenadora do CRAS Igualdade reafirmou o compromisso da instituição com os seus assistidos. “O CRAS é, antes de tudo, um espaço de acolhimento, e estamos aqui sempre buscando trazer projetos e ações que possibilitem o crescimento, principalmente de nossos jovens. Este certificado é muito importante porque vai compor o currículo profissional deles, somando para o alcance dos objetivos de cada um”, ressaltou.

O objetivo do projeto é facilitar a inserção de jovens ao mercado de trabalho, incentivar os estudos e práticas que possam garantir uma possível renda e experiências profissionais.

A iniciativa é amparada pela Lei Federal 10.097/2000, que estabelece uma cota entre 5% e 15% das vagas das companhias de médio e grande porte para jovens estudantes entre 14 e 24 anos incompletos.

Além do CRAS Igualdade, outros equipamentos aderiram ao serviço, e ainda neste mês de janeiro, outros certificados serão entregues.

Confira mais fotos:

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
301 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação