A Prefeitura Municipal de Macapá desenvolve ações de limpeza na orla da cidade. O serviço realizado pela equipe da Secretaria da Zeladoria Urbana conta com a retira de lixos acumulados às margens do muro de arrimo, que são destinados ao Horto Municipal administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).
Entre o material recolhido na orla estão troncos e galhos de árvores em processo de decomposição. Os insumos retirados passam por um processo de sedimentação que transforma a matéria-prima em adubo orgânico, utilizado no viveiro do Horto na produção de mudas ornamentais e arbóreas.
Segundo o titular da Semam, Raimundo Amanajas, o trabalho realizado reduz o descarte e promove a prática sustentável. “Essa é uma maneira de preservar o meio ambiente, a matéria-prima retirada reflete no uso eficiente e ecologicamente correto, contribuindo para a sustentabilidade ambiental”, disse.
Este material pode ser utilizado também na adubação dos canteiros, rotatórias, praças e outros espaços públicos da cidade. Esta é uma ação conjunta entre a Semam e Zeladoria Urbana.
Horto Municipal
O Horto Municipal de Macapá é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana, que trabalha na produção de adubo orgânico aproveitando a matéria-prima retirada do Rio Amazonas. O adubo serve para o trabalho de paisagismo da capital. Atualmente, o Horto Municipal possuiu cerca de três mil mudas de variadas espécies de plantas ornamentais e arbóreas.
Colaboradores
O trabalho de paisagismo da cidade é desenvolvido pela equipe de ressocializandos do Projeto Liberdade e Cidadania, orientado por técnicos de paisagismo do horto. Este trabalho de manutenção é realizado periodicamente pelas equipes.
Ana Cleide Torres
Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana