Alusivo ao Dia Nacional dos Surdos, 26 de setembro, o projeto Estação Saúde da Prefeitura de Macapá fará parte de uma vasta programação que está sendo elaborada e preparada pelo Centro de Atendimento ao Surdo (CAS). As atividades irão ocorrer nesta sexta-feira, 27, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação (Sinsepeap), que fica na rodovia Juscelino Kubistchek.
O projeto Estação Saúde, desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel), irá realizar atividades funcionais, gincanas e dança (zumba). São esperados mais de 150 participantes, entre crianças e adultos, e a intenção é levar aos surdos a importância das atividades esportivas e de lazer. Mostrando que todos podem desenvolver a prática para a melhoria da qualidade de vida.
A programação ocorre anualmente e tem como um dos objetivos promover a inclusão social para a melhoria da comunicação entre os surdos. De acordo com Naldima Flexa, gestora da Comel, tem se notado a dificuldade nas relações dos portadores de deficiência auditiva e, em alguns casos, muitos se fecham. Como consequência, problemas de saúde acabam surgindo.
“O que a gente nota é que muitos acabam se fechando em seus ‘mundos’. Isso demonstra uma dificuldade de aproximação das pessoas e, neste sentido, surdos também fazem parte. Realizaremos essas atividades no dia 27, com a intenção de trazê-los para o projeto e mostrar que tudo é possível por meio do esporte”, disse.
A abertura da programação está prevista para iniciar às 8h.
Jonhwene Silva
Assessor de comunicação/Comel