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Inclusão e Equidade são temas da Jornada Pedagógica 2024 na rede municipal de ensino

Programação conta com quatro momentos, de forma a alcançar todos os profissionais da educação municipal

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira (7), na sede da Associação de Servidores Municipais (ASM), Zona Sul da cidade, a abertura da Jornada Pedagógica 2024, com a temática “Inclusão e Equidade, compartilhando saberes em contextos educacionais macapaenses”.

A programação foi dividida em quatro momentos, distribuídos em sete dias, que vão acontecer em datas alternadas do mês de fevereiro e início de março, com intuito de atender os profissionais da educação, de forma mais organizada, de acordo com suas áreas de atuação. Este primeiro momento da Jornada foi direcionado a gestores e coordenadores das escolas do município e contou com cerca de 300 profissionais.

Para Monick França, secretária municipal de educação, o momento é necessário para que se discuta as políticas públicas educacionais voltadas a inclusão e equidade, sendo os temas propostos pela Jornada Pedagógica 2024.

“É importante que a gente possa fomentar momentos como este, de debates, de estudos e de reflexão acerca dessas temáticas, porque o nosso olhar precisa se ampliar para além das deficiências, e compreender que inclusão é sinônimo de participação”, enfatizou a secretária.

Durante a Jornada, os profissionais de todas as áreas de atuação, da rede municipal de ensino vão participar de palestras, workshops, grupos de discussão e formação continuada. Os temas apresentados visam fortalecer a educação inclusiva, equitativa e contextualizada, valorizando a diversidade e a identidade cultural amapaense.

A professora indigenista, Maria Alice de Oliveira, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) trouxe para este primeiro momento a palestra “Povos indígenas em sala de aula, necessidades e possibilidades para além da Lei nº 11.645/2008”. A Lei citada, trata da obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio. Porém, conforme a indigenista, as necessidades de inclusão vão além desse contexto, por conta das peculiaridades culturais de cada povo.

Sobre a temática, Dulce Madureira, gestora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sandra Tolosa, localizada no bairro Infraero II,  ressaltou o quanto é importante esse momento de discussão, troca de experiência e até de esclarecimento sobre assuntos diversos, uma vez que cada região da cidade, atende um perfil diferente de público e é necessário acolher a todos de forma igualitária.

“A partir das trocas de experiências vivenciadas por cada um de nós é que podemos construir nosso conhecimento sobre as diversidades na educação, e trabalhar cada uma delas, a contento”, completou a gestora.

Além da secretária municipal de educação, Monick França e da Indigenista da Funai, Maria Alice de Oliveira, compuseram o dispositivo de abertura da Jornada Pedagógica 2024, a presidente do Conselho de Educação do município, Rosilene Cunha, a gestora da Emef Aracy Nascimento, Michella Barreto e o coordenador pedagógico da Emei O Pequeno Príncipe, Alcijone Almeida.

CRONOGRAMA JORNADA PEDAGÓGICA 2024

7 de fevereiro – 1° momento

Público-alvo: diretores e coordenadores

Local: Associação dos Servidores Municipais (ASM)

Hora: 8h às 12h e das 14h às 18h

19 de fevereiro – 2° momento

Público-alvo: gestores, secretários escolares, secretários administrativos e auxiliares de secretaria

Local: FAMAP

Hora: 9h às 13h

24 de fevereiro – 3° momento

Público-alvo: merendeiras, serventes, auxiliar de disciplina, barqueiros e motoristas

28 de fevereiro a 2 de março – 4° momento

Público-alvo: professores da educação infantil e educação especial, ensino fundamental e educação de jovens e adultos

| Fotos Arthur Alves /PMM

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

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