Skip to content

Higiene bucal: CRAS Igualdade promove ação para crianças em vulnerabilidade social

Iniciativa busca orientar crianças e responsáveis sobre a forma correta da escovação e cuidados para a prevenção contra a cárie

Por Aline Silva* - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Ação de Saúde Bucal | Foto: Semas/PMM

Prefeitura de Macapá, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Igualdade, realizou nesta sexta-feira (08), uma oficina odontológica para as crianças assistidas pelo equipamento. A atividade aconteceu no prédio do centro, localizado no bairro Marabaixo III, Zona Oeste de Macapá.

A programação intitulada ‘Primeira Infância’ busca promover a educação, prevenção de doenças e ensinar as crianças sobre a importância dos cuidados diários com os dentes. O evento é coordenado pelos acadêmicos da Faculdade Anhanguera e planeja atender crianças de quatro a seis anos.

“Nada melhor que uma oficina para mostrar para as nossas crianças como elas devem cuidar dos seus dentinhos, é através dessas dinâmicas que conseguimos despertar o interesse delas a fim de incentivar hábitos saudáveis desde pequenos”, destacou, Mayla Carvalho, secretária municipal de Assistência Social.

Ana Maria Farias Miranda, de 28 anos, é mãe do Miguel e conta que a oficina reforçou as orientações que ela passa diariamente. “Eu converso com ele todos os dias o quão é importante cuidar dos dentes, mas confesso que não é o mesmo que uma palestra ou oficina. Aqui as orientações foram através dos profissionais, que trouxeram uma forma de falar mais explicativa e clara”.

Michele Barbosa, acadêmica do curso Anhanguera, foi quem ministrou a oficina e orientou as crianças e as mães presentes. “Meu trabalho aqui foi alertar sobre os possíveis riscos que a falta da higiene bucal pode causar e conduzir as mãezinhas na supervisão durante a escovação e cuidados em geral”.

Aline Silva* – Estagiária sob orientação da Secretaria Municipal de Comunicação Social